O INATO E O APRENDIDO: A EFICÁCIA DO HABITUS NO CAMPO ESCOLAR

Autores

  • Geraldo de Andrade Fagundes FURB
  • Ivone Fernandes Morcilo Lixa FURB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.54160

Palavras-chave:

Campo social. Escola. Habitus. Simbólico

Resumo

Embora se tenha pesquisado muito sobre escola, há aspectos pouco explorados acerca das ações explícitas ou implícitas que norteiam a prática dos indivíduos no espaço escolar. Para tanto, esse artigo tem por pretensão, buscar em Pierre Bourdieu (1930-2002) um testemunho sociológico a partir dos fundamentos teórico-metodológicos de campo social e habitus como meios reflexivos para a compreensão da atuação cotidiana para analisar as disposições escolares. Através da análise de observação participante tendo como foco duas turmas dos anos iniciais e uma turma dos anos finais em duas Escolas da Rede Pública do Município de Blumenau, estabelecemos que a força do habitus em um campo social como a escola, funciona como um capital, ou seja, como instrumento socialmente reconhecido em uma apropriação ligada aos bens “simbólicos” interiorizados de forma poderosa através das práticas escolares. A reflexão revela que alguns processos de aprendizagem se inserem através de uma percepção com base na prática transformada em costumes, ou seja, comportamentos inveterados propensos por situações semelhantes. É, portanto, reconhecível que as intenções e desejos dos indivíduos no curso do processo de escolarização, se manifestam de forma recursiva na prática do corpo, agindo sobre si e sobre os outros.

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Biografia do Autor

Geraldo de Andrade Fagundes, FURB

Mestrado em Educação (FURB- 2016). Pós-Graduado em Docência no Ensino Fundamental, Médio e Superior (IESAD-2010). Informática na Educação (UCAM-2012). Graduação em Artes visuais Universidade Regional de Blumenau (FURB-2008). Pesquisador na área da Sociologia da Educação no que tange - O estudo da Cultura e da Memória na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Identidade Cultural, Produção Simbólica na Educação e Formação de Docente.

Ivone Fernandes Morcilo Lixa, FURB

Possui pós-doutoramento em Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dutorado em Derechos Humanos y Desarrollo - Universidad Pablo de Olavide (2008). Mestrado em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Ggraduação em Ciências Geográficas pela Universidade de São Paulo (1980) e graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1980). Graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998), Atualmente é professor visitante do Programa de Mestrado em Direitos Humanos na Universidad Autonoma de San Luis Potosi (México). É professora titular do Curso de Direito da Universidade Regional de Blumena (FURB). Coordenadora do Programa de Mestrado em Direito na Universidade Regional de Blumenau. Professora do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Regional de Blumenau. Pesquisadora GT-Clacso (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais). É supervisora de disciplina do Centro Universitário Leonardo da Vinci e professor visitante da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina. Pesquisadora e extensionista na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, Pluralismo Jurídico e Hermenêutica Jurídica.

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

DE ANDRADE FAGUNDES, G. .; LIXA, I. F. M. O INATO E O APRENDIDO: A EFICÁCIA DO HABITUS NO CAMPO ESCOLAR. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 225–244, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.54160. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/54160. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO