APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: RESTAURAÇÕES CONSERVADORAS NO CAMPO EDUCATIVO NA AMÉRICA LATINA.

PRESENTATION OF THE DOSSIER: CONSERVATIVE RESTORATIONS IN THE EDUCATIONAL FIELD IN LATIN AMERICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.56419

Palavras-chave:

Representações conservadores, América Latina

Resumo

A proposição deste dossiê, com tema tão provocativo, é resultado de debates realizados em diferentes espaços acadêmicos e políticos, envolvendo colegas de distintas instituições e países. A onda conservadora que se acentuou no final desta década, identificada por vários eventos em diferentes partes do mundo, em especial com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos em 2016, tem sido amplamente discutida e estudada por pesquisadores de variadas áreas do conhecimento em diferentes contextos nacionais. As repercussões ou feições da referida onda conservadora ou neoconservadora, como alguns a descrevem, na América Latina têm sido objeto frequente nos debates acadêmicos e políticos na região. Em especial, no âmbito da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado) que, nos seus mais de 20 anos, promove canais de discussão e interação entre pesquisadores de diversas instituições e países na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, UFMG/UFPB

Doutora em Educação (USP). Professora Titular de Políticas Públicas em Educação (PPGE/UFMG). Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Pesquisadora PQ1A/CNPq.

Myriam Feldfeber, Universidad de Buenos Aires

Professor da Universidade de Buenos Aires

Mestre em Ciências Sociais com orientação em Educação FLACSO.

Lic. Em Ciências da Educação. UBA

Referências

América Latina

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

OLIVEIRA, D. A.; MYRIAM FELDFEBER. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: RESTAURAÇÕES CONSERVADORAS NO CAMPO EDUCATIVO NA AMÉRICA LATINA.: PRESENTATION OF THE DOSSIER: CONSERVATIVE RESTORATIONS IN THE EDUCATIONAL FIELD IN LATIN AMERICA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.56419. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/56419. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê: Restaurações conservadoras no campo educacional na América Latina