FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: REVISITANDO SENTIDOS E MODELOS

REVISITING MEANINGS AND MODELS

Autores

  • Sheyla Maria Fontenele Macedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.59006

Palavras-chave:

Formação. Formação profissional. Docência.

Resumo

O artigo, recorte de tese doutoral, de natureza bibliográfica, tem por objetivo possibilitar que se compreenda a concepção de formação, seus significados, tramas, redes e rotas tomadas na esfera da formação profissional docente. A noção de formação encontra-se ainda numa miscelânea de sentidos nos dias atuais. O campo de estudos se abriu em diversos trajetos teóricos e hoje encontramos a formação editada sob inúmeros prismas, tais como a formação inicial, a continuada, a formação em serviço e à distância, dentre outras. Nesse sentido, são variadas as premissas sobre o contexto da formação que se replicam na área da educação, precisamente no terreno da docência, em que se revelam: os cinco “paradigmas alternativos” (ZEICHNER, 1983); do “professor reflexivo” (SCHÖN, 1983,1995); os modelos didáticos e os de formação (PORLÁN; RIVERO; POZO, 1998) e as teorias sobre a “epistemologia da prática” em Tardif (2002).  Esses são percursos que indicam modelos formativos adotados por décadas e que influenciaram a formação docente que temos hoje. Além disso, tal trabalho se mostra expressivo, pois revela tramas nas quais o significado de formação se encontra incluso, denotando que é preciso revisar o conceito, de modo a ressignificar as práticas docentes formativas.

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Biografia do Autor

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Adjunta III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Departamento de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa/Portugal).

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

MACEDO, S. M. F. FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: REVISITANDO SENTIDOS E MODELOS: REVISITING MEANINGS AND MODELS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 317–336, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.59006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/59006. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO