FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: REVISITANDO SENTIDOS E MODELOS
REVISITING MEANINGS AND MODELS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.59006Palavras-chave:
Formação. Formação profissional. Docência.Resumo
O artigo, recorte de tese doutoral, de natureza bibliográfica, tem por objetivo possibilitar que se compreenda a concepção de formação, seus significados, tramas, redes e rotas tomadas na esfera da formação profissional docente. A noção de formação encontra-se ainda numa miscelânea de sentidos nos dias atuais. O campo de estudos se abriu em diversos trajetos teóricos e hoje encontramos a formação editada sob inúmeros prismas, tais como a formação inicial, a continuada, a formação em serviço e à distância, dentre outras. Nesse sentido, são variadas as premissas sobre o contexto da formação que se replicam na área da educação, precisamente no terreno da docência, em que se revelam: os cinco “paradigmas alternativos” (ZEICHNER, 1983); do “professor reflexivo” (SCHÖN, 1983,1995); os modelos didáticos e os de formação (PORLÁN; RIVERO; POZO, 1998) e as teorias sobre a “epistemologia da prática” em Tardif (2002). Esses são percursos que indicam modelos formativos adotados por décadas e que influenciaram a formação docente que temos hoje. Além disso, tal trabalho se mostra expressivo, pois revela tramas nas quais o significado de formação se encontra incluso, denotando que é preciso revisar o conceito, de modo a ressignificar as práticas docentes formativas.
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