Reconhecimento de habilidades em Medicina do Estilo de Vida:

do ciclo clínico ao internato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66191

Palavras-chave:

estilo de vida, educação médica, nutrição saudável, abandono do tabagismo, exercício físico

Resumo

A Medicina do Estilo de Vida (MEV) baseia-se no aconselhamento médico sobre a adoção de um estilo de vida saudável para pacientes com fatores de risco para doenças crônicas, sendo imprescindível implementá-la na educação médica. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o reconhecimento de habilidades em MEV por estudantes de medicina, comparando entre etapa clínica e internato. Foi realizado um estudo observacional e transversal, de abordagem quantitativa, com estudantes do curso de medicina de três instituições de ensino com a aplicação de um questionário sobre experiência em MEV. Como resultado observou-se que a maioria dos estudantes eram familiarizados com a prática de MEV, entretanto os níveis de experiência e grau de confiança variaram significativamente. Houve menores níveis de confiança acerca do aconselhamento sobre sono e redução de confiança entre estudantes da etapa clínica e internato nas habilidades em cessação do tabagismo. Em geral, discentes do curso de medicina possuem conhecimentos no que concerne às orientações de hábitos saudáveis, entretanto a profundidade do conhecimento no que concerne às habilidades práticas são relativas. Nesse sentido, a inclusão de competências voltadas para essas lacunas de conhecimento poderia auxiliar na formação de médicos generalistas focados na prevenção e manejo de doenças crônicas.

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Biografia do Autor

Robson José de Souza Domingues, Universidade do Estado do Pará

Doutorado em Ciências Biológicas (UEPA)

Docente do curso de Medicina (UEPA)

Docente do programa de pós graduação ensino em saúde na Amazônia (UEPA)

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

SANTOS-LOBATO, E.; REIS, G. S. C. .; DOMINGUES, R. J. de S. Reconhecimento de habilidades em Medicina do Estilo de Vida: : do ciclo clínico ao internato. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202414, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66191. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/66191. Acesso em: 14 jul. 2024.