O Thesaurus Brasileiro da Educação como ferramenta de revisão de literatura e bibliométrica:
um estudo exploratório a partir de interesses de um programa de pesquisa sobre valorização do magistério
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66759Palavras-chave:
Thesaurus Brasileiro da Educação, Carreira docente, Valorização do magistérioResumo
O objetivo deste trabalho é de problematizar a produção científica sobre carreira e valorização do magistério entre os anos de 2012 e 2022 a partir da exploração dos limites e as potencialidades do Thesaurus Brasileiro da Educação. A partir dos interesses específicos do programa de pesquisa intitulado “Políticas para carreira e remuneração docente: Um diálogo entre Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo”, coordenado pela UFPR, desenvolvido em rede com a UFMS, UEMS, UFPA, UFPB, UTalca-Chile e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), considerou-se o vocabulário controlado da plataforma Thesaurus com a potencialidade de auxiliar no processo híbrido de estudo bibliométrico e de revisão de literatura, na direção de compreender a produção, abordagem, temas dos artigos publicados durante o período proposto e outros aspectos, como os principais autores (as) e centros de discussão da temática. Os resultados indicam que a Gestão Terminológica tem potencialidades de integrar conteúdos e recuperar trabalhos, especialmente artigos, mas encontra limites na conceituação e os próprios termos genéricos utilizados, por não estarem consolidados na literatura acadêmica na política educacional e, especificamente, no campo de interesse da pesquisa.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Política da Bibliografia Brasileira de Educação (BBE) em formato digital. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/dados/cibec/politica_da_bibliografia_brasileira_de_educacao.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.
BRASIL. Decreto Presidencial nº 5.803, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o observatório da educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 09 jun. 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5803.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%205.803%2C%20DE%208,vista%20o%20disposto%20no%20art. Acesso em: 23 maio 2023.
BRADFORD, Samuel Clement. O caos documentário. In: Documentação. Samuel Clement Bradford. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961, p. 196-216.
CATARINI PAIM, Viviane.; HENN FABRIS, Elí Terezinha.; LOCATELLI, Tiago. Revisão de literatura: um ritual necessário para a qualificação da pesquisa científica e conhecimento do objeto de pesquisa. Educação, v. 46, n. 1, p. 1 - 16, 2023. DOI: 10.15448/1981-2582.2023.1.44634. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/44634. Acesso em: 7 maio. 2024.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq. Chamada nº 40/2022 - Linha 3B - Projetos em Rede - Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social. Processo: 409907/2022-7. 2022. Disponível em: http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&idDivulgacao=11125&filtro=abertas&detalha=chamadaDetalhada&id=47-2174-8370. Acesso em: 22 maio 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Thesaurus Brasileiro de Educação. Disponível em:
<http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?r
esolution2=1024_1#.> Acesso em 23 maio 2023.
FINEDUCA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. Site do X Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Financiamento da Educação - Neoliberalismo, Fundo Público e o Financiamento da Educação: como conter o desmonte do Estado. Disponível em: https://fineduca.org.br/encontro-fineduca/. Acesso em: 23 maio 2023.
FINEDUCA – REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. Periódico acadêmico da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/fineduca. Acesso em: 23 maio 2023.
FRANÇA, Magna. Regime de colaboração e o PNE: a valorização dos professores da educação básica – planos de cargos, carreira e remuneração e o piso salarial profissional nacional. IN: Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração. Carreira e condições de trabalho. GOUVEIA, Andrea Barbosa (org.). 1ª Ed. Editora Appris, Curitiba, 2015, p. 13 – 36.
GROCHOSKA, Marcia Andrea. Políticas educacionais e a valorização do professor: carreira e qualidade de vida dos professores de educação básica do município de São José dos Pinhais/PR. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ, 1997
PRICE, Derek de Solla. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Tradução de Simão Mathias com a colaboração de Gilda Braga. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.
PRICE, Derek de Solla. Little science, big science. New York: Columbia University Press, 1963.
SILVA, Marcus Quintanilha da. Remuneração de professores públicos municipais no Brasil: execução orçamentária, partidos públicos e valorização docente (2008 – 2016). 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
SILVA, Marcus Quintanilha da. Valorização do magistério e austeridade fiscal em Curitiba. 121 f. Relatório (Pós-Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
SOUZA, ngelo Ricardo de. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 75–89, 2017.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SILVA, Ane Patrícia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, v. 43, n. 3, p. 1 – 12, 2020. DOI: 10.15448/1981-2582.2020.3.37452. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/37452. Acesso em: 7 maio. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).