Quadros de formatura como portal da memória do colégio Comercial de Picos-PI (1965-1977)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66926Palavras-chave:
Quadros de formatura. Memória. Cultura escolar.Resumo
Este artigo analisa os quadros de formatura do Colégio Comercial de Picos (1965-1977) que estão sob a guarda do Museu Ozildo Albano, em Picos (PI). São sete quadros no recorte temporal adotado, a partir das datas correspondentes. O objetivo geral foi analisar os quadros de formatura como registro da cultura escolar do Colégio Comercial de Picos. Os objetivos específicos foram: a) investigar os quadros de formatura como fonte para o conhecimento da relação entre a escola e a comunidade externa e b) compreender os aspectos representativos desses quadros para a comunidade escolar. Como pressuposto teórico-metodológico, apontamos a História Cultural (Burke, 1992; Chartier, 1990) e utilizamos, para a análise, os conceitos de documento/monumento e memória de Le Goff (2003). As análises nos conduziram à ideia de que os quadros são objetos-memória, termo utilizado por Benito (2018), e através deles podemos descortinar um tempo, um espaço e um modo de viver na escola, bem como sua relação com a comunidade em que está inserida.
Downloads
Referências
A CATEQUISTA. O que anda na cabeça do clero? Entenda os chapéus católicos. O Catequista, 25 ago. 2015. Disponível em:
https://www.ocatequista.com.br/index.php/catequese-sem-sono/item/15971-o-que-anda-na-cabeca-do-clero-entenda-os-chapeus-catolicos. Acesso em: 4 jan. 2023.
ALBANO, O. Professor José Vidal de Freitas. Picos: Museu Ozildo Albano, 1987. Mimeografado.
BENITO, A. E. Etnohistória e cultura material da escola: a educação nas exposições universais. In: SILVA, V. L. G.; SOUZA, G.; CASTRO, C. A. Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. p. 93-118.
BURKE, P. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, P. (org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p. 7-37.
CASA DE RUI BARBOSA. Águia de Haia. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/casaruibarbosa/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/rui-barbosa/aguia-de-haia#:~:text=Rui%20Barbosa%20recebeu%20o%20cognome,Américo%20Jacobina%20Lacombe. Acesso em: 3 jan. 2023.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1990.
COELHO JÚNIOR, N. M. O elo de veneração: o velho e o novo nos quadros de formatura. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 30, p.122-151, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015122/pdf_54. Acesso em: 2 dez. 2022.
FALECE Dom Rufino do Rêgo, Bispo Emérito de Parnaíba. CNBB / Regional Nordeste 4. Notícias do Regional. 12 ago. 2013. Disponível em: https://cnbbne4.org.br/falece-dom-rufino-do-rego-bispo-emerito-de-parnaiba/. Acesso em: 2 dez. 2022.
LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2003.
SILVA, S. M. A. Molduras para fragmentos da história do século XX: quadros de formaturas e memórias escolares de colégios católicos brasileiros no século XX. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1439-1454, 2021. Número Especial. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6198/619869093005/html/. Acesso em: 2 dez. 2022.
SOUSA, H. C. M. de S. Um ginásio para a mocidade picoense: cultura escolar de uma instituição de Ensino Secundário (1950-1971). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Jane/Downloads/DISSERTA%C3%87%C3%83O_HIGO%20CARLOS%20MENESES%20DE%20SOUSA%2016-01-2020%20(1).pdf Acesso em: 28 de nov. 2022.
WERLE, F. O. C. Ancorando quadros de formatura na história institucional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 2005, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2005. p. 1-16. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt02-322-int_ok.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).