Gêneros e sexualidades:
refletindo sobre a educação sexual a partir das propostas dos/as candidatos/as ao governo do estado da Paraíba (2022)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67211Palavras-chave:
Educação para as sexualidades, Gêneros, SexualidadesResumo
O presente trabalho aborda a questão da educação para as sexualidades e sua importância para a formação dos/as sujeitos/as. Desse modo, traçamos como objetivo geral analisar as propostas dos candidatos e da candidata ao governo do estado da Paraíba frente às questões que atravessam o campo dos gêneros e das sexualidades. Ancorados em Franco (2021), realizamos a análise de conteúdo para podermos tecer as interpretações possíveis a partir do objeto estudado. O trabalho se guia por autores e autoras como Junqueira (2013), Butler (2020), Foucault (2015), Xavier Filha (2017, 2018) entre outros/as. A pesquisa mostrou que, de formas distintas, as questões dos gêneros e das sexualidades têm chegado nas pautas políticas, embora fiquem totalmente ausentes em alguns casos. Detecta-se, portanto, a necessidade de potencializar a questão da educação para as sexualidades nos espaços educativos.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BORRILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 19. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CARRARA, S. Políticas e direitos sexuais no Brasil contemporâneo. Bagoas, Natal, v. 04, n. 05, p. 131-147, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2316
FOUCAULT, M. História da Sexualidade: a vontade de saber. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. [livro eletrônico] Campinas – SP: Autores Associados, 2021.
GIDDENS, A. A constituição da Sociedade. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, mai./jun. 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004.
JUNQUEIRA, R. D. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Retratos da Escola, v. 7, n. 13, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v7i13.320.
JUNQUEIRA, R. D. A invenção da “ideologia de gênero”: a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Psicologia Política, v. 18, n. 43, p. 449-502, set/dez, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v18n43/v18n43a04.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.
LOURO, G. L. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
MIRANDA, J. R. Educação sexual e sexualidades: reflexões sobre as ações extensionistas na formação de professores/as. Extensio. v. 15, n. 28, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p168.
NUNES, C. A. Desvendando a Sexualidade. 7. ed. Campinas – SP: Papirus, 1987.
PARKER, R. Cultura, economia política e construção social da sexualidade. In: LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SELL, T. A. Identidades homossexuais e normas sociais: histórias de vida. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2006.
SOUZA, E. J. Educação sexual “além do biológico”: problematização dos discursos acerca de sexualidade e gênero no currículo de licenciatura em biologia. 2018. 209 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).