Gêneros e sexualidades:

refletindo sobre a educação sexual a partir das propostas dos/as candidatos/as ao governo do estado da Paraíba (2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67211

Palavras-chave:

Educação para as sexualidades, Gêneros, Sexualidades

Resumo

O presente trabalho aborda a questão da educação para as sexualidades e sua importância para a formação dos/as sujeitos/as. Desse modo, traçamos como objetivo geral analisar as propostas dos candidatos e da candidata ao governo do estado da Paraíba frente às questões que atravessam o campo dos gêneros e das sexualidades. Ancorados em Franco (2021), realizamos a análise de conteúdo para podermos tecer as interpretações possíveis a partir do objeto estudado. O trabalho se guia por autores e autoras como Junqueira (2013), Butler (2020), Foucault (2015), Xavier Filha (2017, 2018) entre outros/as. A pesquisa mostrou que, de formas distintas, as questões dos gêneros e das sexualidades têm chegado nas pautas políticas, embora fiquem totalmente ausentes em alguns casos. Detecta-se, portanto, a necessidade de potencializar a questão da educação para as sexualidades nos espaços educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanderson de Oliveira Gomes, Faculdade Três Marias - FTM

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) - (2023). Pedagogo pela Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB) - (2017). Participa do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação da Paraíba - HMEPB - (CCAE/UFPB/CNPq). Atualmente é Prof. Tutor EAD na Faculdade Três Marias (FTM).

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor da Universidade Federal da Paraíba, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS/UFPB).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BORRILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 19. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

CARRARA, S. Políticas e direitos sexuais no Brasil contemporâneo. Bagoas, Natal, v. 04, n. 05, p. 131-147, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2316

FOUCAULT, M. História da Sexualidade: a vontade de saber. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. [livro eletrônico] Campinas – SP: Autores Associados, 2021.

GIDDENS, A. A constituição da Sociedade. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, mai./jun. 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004.

JUNQUEIRA, R. D. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Retratos da Escola, v. 7, n. 13, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v7i13.320.

JUNQUEIRA, R. D. A invenção da “ideologia de gênero”: a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Psicologia Política, v. 18, n. 43, p. 449-502, set/dez, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v18n43/v18n43a04.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.

LOURO, G. L. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

MIRANDA, J. R. Educação sexual e sexualidades: reflexões sobre as ações extensionistas na formação de professores/as. Extensio. v. 15, n. 28, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p168.

NUNES, C. A. Desvendando a Sexualidade. 7. ed. Campinas – SP: Papirus, 1987.

PARKER, R. Cultura, economia política e construção social da sexualidade. In: LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SELL, T. A. Identidades homossexuais e normas sociais: histórias de vida. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2006.

SOUZA, E. J. Educação sexual “além do biológico”: problematização dos discursos acerca de sexualidade e gênero no currículo de licenciatura em biologia. 2018. 209 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

DE OLIVEIRA GOMES, J.; DOS REIS MIRANDA, J. Gêneros e sexualidades: : refletindo sobre a educação sexual a partir das propostas dos/as candidatos/as ao governo do estado da Paraíba (2022). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202427, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67211. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/67211. Acesso em: 18 nov. 2024.