Gênero e sexualidade na formação de professores de Educação Física:

um estudo bibliográfico

Autores

  • Aila Oliveira Valadares Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0001-5486-0872
  • Tatiana Polliana Pinto de Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69650

Palavras-chave:

Educação Física, Gênero, Sexualidade

Resumo

No presente estudo bibliográfico buscamos compreender como tem se dado a formação de professoras/es de Educação Física para as questões de gênero e sexualidade a partir de artigos, teses e dissertações disponíveis no portal da CAPES, dentro do recorte temporal de 1997-2021. Definindo a busca pelos descritores gênero, sexualidade e Educação Física, foram selecionados dez artigos, sete dissertações e três teses. Foi possível identificar que as discussões sobre a temática ainda são escassas. Conclui-se que poucos cursos especificam o trato de gênero e sexualidade em seus planos de curso, o que leva as(os) futuras(os) professoras(es) de Educação Física a se sentirem despreparadas(os) para tratar do tema nas escolas. Para superar essa realidade, indicamos incluir as discussões de gênero e sexualidade nos documentos oficiais dos cursos e ter as atividades de estágio e residência pedagógica como possibilidades de aproximar a universidade da educação básica, dando mais segurança às/aos futuras/os docentes.

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Biografia do Autor

Aila Oliveira Valadares, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora da rede básica de ensino do estado da Bahia. Pós Graduada em Educação Física escolar e em Educação Afetiva e Sexual pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Educação e suas Tecnologias pelo Instituto Federal da Bahia. Mestre em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2000), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da UFBA. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, História da Educação e Formação de Professores, áreas nas quais vem pesquisando e desenvolvendo orientações nos últimos anos. Atuou como coordenadora institucional do PARFOR da UFRB (2012-2014), coordenadora institucional do LIFE-UFRB (2012-2014), coordenadora do GT Ensino de História e Educação da ANPUH-BA, 2a. Secretária da Diretoria ANPUH-BA (Biênio 2012-2014) e coordenadora de Tutoria dos Cursos da UAB-UEFS (2014-2015). Atualmente é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFRB/CAPES.

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

OLIVEIRA VALADARES, A.; POLLIANA PINTO DE LIMA, T. Gênero e sexualidade na formação de professores de Educação Física: : um estudo bibliográfico. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202458, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69650. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/69650. Acesso em: 21 dez. 2024.