Elaboração e implementação da Telessimulação Síncrona e Observacional no Ensino em Enfermagem: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69956

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, Enfermagem, Educação à distância

Resumo

Este estudo objetiva relatar a experiência da elaboração e implementação de um workshop telessimulado sobre ressuscitação cardiopulmonar no adulto com suporte básico de vida no ambiente intra-hospitalar para estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência que descreve a realização de um workshop telessimulado, de caráter síncrono e observacional, realizado com sete estudantes de enfermagem entre os meses de junho e julho de 2023. O workshop foi dividido em dez etapas: planejamento, divulgação e consentimento do participante; inscrição e caracterização dos estudantes de enfermagem; pré-simulação; apresentação dos facilitadores do workshop e pré-teste; treinamento de habilidades; pré-briefing/briefing; execução do cenário telessimulado; teledebriefing; pós-teste e; aprendizagem adicional. Com base na comparação das médias do pré e pós-teste, observou-se um aumento do número de acertos entre os testes, evidenciando resultados satisfatórios e potentes ao aprendizado, tornando a telessimulação síncrona e observacional como uma nova oportunidade na formação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Cristina Pires Bernardinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Mestre e doutoranda em atênção à saúde.

Gustavo Correa de Amorim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Especialista em Urgência e Emergência. Mestre e doutorando em atênção à saúde.

Referências

AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association. Disponível em: https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/highlights/hghlghts_2020eccguidelines_portuguese.pdf. Acesso em: 01 Fev. 2024.

ALVES, M. G., PEREIRA, V. O. S.; BATISTA, D. F. G.; CORDEIRO, A. L. P. C.; NASCIMENTO, J. S. G.; DARLI, M. C. B. Construction and validation of a questionnaire for cardiopulmonary resuscitation knowledge assessment. Cogitare Enferm, v. 24, 2019.

BERNARDINELLI, F. C. P.; AMORIM, G. C.; NASCIMENTO, J. S. G.; FONSECA, L. M. M.; DOMINGUES, T. A. M.; CONDELES, P. C.; et al. Desenvolvimento de um design de telessimulação para o suporte básico de vida. Acta Paul Enferm, v. 37, p. eAPE00021, 2024.

BERNARDINELLI, F. C. P.; NASCIMENTO, J. S. G.; NASCIMENTO, K. G.; AMORIM, G. C.; SILVA, A. D.; CHAVAGLIA, S. R. R. Telessimulação síncrona e observacional em saúde: scoping review. Texto contexto – enferm., v. 32, 2023a.

BERNARDINELLI, F. C. P.; NASCIMENTO, J. S. G.; NASCIMENTO, K. G.; AMORIM, G. C.; SILVA, S. A.; CHAVAGLIA, S. R. R. Prática da telessimulação no ensino e aprendizagem em saúde: revisão de escopo. Rev enferm UERJ, v. 30, p. e67137, 2022.

DIAZ, M. C. G.; WALSH, B. M. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach. 2020.

DOMINGUES, A. N.; HILÁRIO, J. S. M.; MELLO, D. F.; MORENO, A. I. P.; FONSECA, L. M. M. Telessimulação sobre visita domiciliar e cuidado infantil: facilidades, barreiras e percepções de estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 30, 2022.

IFEDAYO, A. E.; ZIDEN, A. A.; ISMAIL, A. B. Podcast acceptance for pedagogy: the levels and significant influences. Heliyon, v. 7, n. 3, p. e06442, 2021.

KURJI, Z.; AIJAZ, A.; AIJAZ, A.; JETHA, Z.; CASSUM, S. Telesimulation Innovation on the Teaching of SPIKES Model on Sharing Bad News. Asia Pac J Oncol Nurs, v. 8, p. 623-7, 2021.

MARTINS, F. S. L.; BORGES, R. M.; SOUZA, D. W.; SILVEIRA, N. K. S.; CAREGNATO, R. C. A. Telessimulação na área da saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde. v. 15, n. 3, p. 1-11, 2022.

McCOY, C. E.; ALRABAH, R.; WEICHMANN, W.; LANGDORF, M. I.; RICKS, C.; CHAKRAVARTHY, B.; et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med. v. 20, n. 3, p. 512-9, 2019.

McCOY, C. E.; SAYEGH, J.; ALRABAH, R.; YARRIS, L. M. Telesimulation: An Innovative Tool for Health Professions Education. AEM Educ Train, Medford, v. 1, n. 2, p. 132-6, 2017.

NAIK, N.; FINKELSTEIN, R. A.; HOWELL, J.; RAJWANI, K.; CHING, K. Telesimulation for COVID-19 Ventilator Management Training With Social-Distancing Restrictions During the Coronavirus Pandemic. Simulation & Gaming, v. 51, n. 4, 2020.

NASCIMENTO, J. S. G.; OLIVEIRA, J. L. G.; ALVES, M. G.; BRAGA, F. T. M. M.; GÓES, F. S. N.; DALRI, M. C. B. Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 41, p. 20190182, 2020.

OKRAINEC, A.; HENAO, O.; AZZIE, G. Telesimulation: an effective method for teaching the fundamentals of laparoscopic surgery in resource-restricted countries. Surg Endosc, v. 24, n. 2, p. 417-22, 2009.

O’RAE, A.; FERREIRA, C.; HNATYSHYN, T.; KRUT, B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs, v. 16, n. 4, p. 404-9, 2021.

PATEL, S. M.; MILLER, C. R.; SCHIAVI, A.; TOY, S.; SCHWENGEL, D. A. The sim must go on: adapting resident education to the COVID-19 pandemic using telesimulation. Adv Simul (Lond), v. 5, p. 26, 2020.

THOMAS, A.; BURNS, R.; SANSEUAU, E.; AUERBACH, M. Tips for Conducting Telesimulation-Based Medical Education. Cureus, v. 13, n. 1, p. e12479, 2021.

YANG, T.; BUCK, S.; EVANS, L.; AUERBACH, M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care, v. 37, n. 2, p. 119-22, 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

BERNARDINELLI, F. C. P. .; AMORIM, G. C. de .; SUZEL REGINA RIBEIRO CHAVAGLIA. Elaboração e implementação da Telessimulação Síncrona e Observacional no Ensino em Enfermagem: relato de experiência. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202453, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69956. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/69956. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA