Elaboração e implementação da Telessimulação Síncrona e Observacional no Ensino em Enfermagem: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69956Palavras-chave:
Treinamento por simulação, Enfermagem, Educação à distânciaResumo
Este estudo objetiva relatar a experiência da elaboração e implementação de um workshop telessimulado sobre ressuscitação cardiopulmonar no adulto com suporte básico de vida no ambiente intra-hospitalar para estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência que descreve a realização de um workshop telessimulado, de caráter síncrono e observacional, realizado com sete estudantes de enfermagem entre os meses de junho e julho de 2023. O workshop foi dividido em dez etapas: planejamento, divulgação e consentimento do participante; inscrição e caracterização dos estudantes de enfermagem; pré-simulação; apresentação dos facilitadores do workshop e pré-teste; treinamento de habilidades; pré-briefing/briefing; execução do cenário telessimulado; teledebriefing; pós-teste e; aprendizagem adicional. Com base na comparação das médias do pré e pós-teste, observou-se um aumento do número de acertos entre os testes, evidenciando resultados satisfatórios e potentes ao aprendizado, tornando a telessimulação síncrona e observacional como uma nova oportunidade na formação em saúde.
Downloads
Referências
AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association. Disponível em: https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/highlights/hghlghts_2020eccguidelines_portuguese.pdf. Acesso em: 01 Fev. 2024.
ALVES, M. G., PEREIRA, V. O. S.; BATISTA, D. F. G.; CORDEIRO, A. L. P. C.; NASCIMENTO, J. S. G.; DARLI, M. C. B. Construction and validation of a questionnaire for cardiopulmonary resuscitation knowledge assessment. Cogitare Enferm, v. 24, 2019.
BERNARDINELLI, F. C. P.; AMORIM, G. C.; NASCIMENTO, J. S. G.; FONSECA, L. M. M.; DOMINGUES, T. A. M.; CONDELES, P. C.; et al. Desenvolvimento de um design de telessimulação para o suporte básico de vida. Acta Paul Enferm, v. 37, p. eAPE00021, 2024.
BERNARDINELLI, F. C. P.; NASCIMENTO, J. S. G.; NASCIMENTO, K. G.; AMORIM, G. C.; SILVA, A. D.; CHAVAGLIA, S. R. R. Telessimulação síncrona e observacional em saúde: scoping review. Texto contexto – enferm., v. 32, 2023a.
BERNARDINELLI, F. C. P.; NASCIMENTO, J. S. G.; NASCIMENTO, K. G.; AMORIM, G. C.; SILVA, S. A.; CHAVAGLIA, S. R. R. Prática da telessimulação no ensino e aprendizagem em saúde: revisão de escopo. Rev enferm UERJ, v. 30, p. e67137, 2022.
DIAZ, M. C. G.; WALSH, B. M. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach. 2020.
DOMINGUES, A. N.; HILÁRIO, J. S. M.; MELLO, D. F.; MORENO, A. I. P.; FONSECA, L. M. M. Telessimulação sobre visita domiciliar e cuidado infantil: facilidades, barreiras e percepções de estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 30, 2022.
IFEDAYO, A. E.; ZIDEN, A. A.; ISMAIL, A. B. Podcast acceptance for pedagogy: the levels and significant influences. Heliyon, v. 7, n. 3, p. e06442, 2021.
KURJI, Z.; AIJAZ, A.; AIJAZ, A.; JETHA, Z.; CASSUM, S. Telesimulation Innovation on the Teaching of SPIKES Model on Sharing Bad News. Asia Pac J Oncol Nurs, v. 8, p. 623-7, 2021.
MARTINS, F. S. L.; BORGES, R. M.; SOUZA, D. W.; SILVEIRA, N. K. S.; CAREGNATO, R. C. A. Telessimulação na área da saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde. v. 15, n. 3, p. 1-11, 2022.
McCOY, C. E.; ALRABAH, R.; WEICHMANN, W.; LANGDORF, M. I.; RICKS, C.; CHAKRAVARTHY, B.; et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med. v. 20, n. 3, p. 512-9, 2019.
McCOY, C. E.; SAYEGH, J.; ALRABAH, R.; YARRIS, L. M. Telesimulation: An Innovative Tool for Health Professions Education. AEM Educ Train, Medford, v. 1, n. 2, p. 132-6, 2017.
NAIK, N.; FINKELSTEIN, R. A.; HOWELL, J.; RAJWANI, K.; CHING, K. Telesimulation for COVID-19 Ventilator Management Training With Social-Distancing Restrictions During the Coronavirus Pandemic. Simulation & Gaming, v. 51, n. 4, 2020.
NASCIMENTO, J. S. G.; OLIVEIRA, J. L. G.; ALVES, M. G.; BRAGA, F. T. M. M.; GÓES, F. S. N.; DALRI, M. C. B. Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 41, p. 20190182, 2020.
OKRAINEC, A.; HENAO, O.; AZZIE, G. Telesimulation: an effective method for teaching the fundamentals of laparoscopic surgery in resource-restricted countries. Surg Endosc, v. 24, n. 2, p. 417-22, 2009.
O’RAE, A.; FERREIRA, C.; HNATYSHYN, T.; KRUT, B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs, v. 16, n. 4, p. 404-9, 2021.
PATEL, S. M.; MILLER, C. R.; SCHIAVI, A.; TOY, S.; SCHWENGEL, D. A. The sim must go on: adapting resident education to the COVID-19 pandemic using telesimulation. Adv Simul (Lond), v. 5, p. 26, 2020.
THOMAS, A.; BURNS, R.; SANSEUAU, E.; AUERBACH, M. Tips for Conducting Telesimulation-Based Medical Education. Cureus, v. 13, n. 1, p. e12479, 2021.
YANG, T.; BUCK, S.; EVANS, L.; AUERBACH, M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care, v. 37, n. 2, p. 119-22, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).