Práticas discursivas e construção de masculinidades não-hegemônicas na Formação Profissional Técnica:

um estudo sobre as estratégias de resistência e pertencimento de alunos LGBTQIA+

Autores

  • George Moraes De Luiz Universidade Federal de Rondonópolis https://orcid.org/0000-0002-0477-4930
  • Samuel Barros Rodrigues Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71216

Palavras-chave:

Masculinidades não-hegemônicas. Educação profissional. LGBTQIA .

Resumo

Este ensaio teórico analisa como alunos LGBTQIA+ em instituições de formação profissional e técnica constroem e negociam masculinidades não-hegemônicas. Através da lente do construcionismo social e das práticas discursivas, o estudo explora estratégias de resistência e pertencimento empregadas por esses alunos. São discutidas implicações para práticas educacionais inclusivas, destacando desafios como resistência institucional e oportunidades para pesquisas futuras. O trabalho enfatiza a importância de ambientes educacionais que reconheçam e valorizem diversas expressões de masculinidade, contribuindo para uma formação profissional mais equitativa e inovadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Moraes De Luiz, Universidade Federal de Rondonópolis

Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis. Na graduação, ministra disciplinas, preside o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordena o Serviço Reflexivo para Homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis (SER), em parceria com o Juizado da Vara da Família do município de Rondonópolis. Na pós-graduação lato sensu, ministra disciplinas e orienta nas Residências Multiprofissionais em Saúde do Adulto e do Idoso e em Saúde da Família. Na pós-graduação stricto sensu, ministra disciplinas e orienta no Programa de Mestrado em Educação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2008), onde desenvolveu um Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (2005-2008) com bolsa do CNPq. Cursou disciplinas e desenvolveu atividades práticas no Mestrado Integrado em Psicologia e no Instituto da Infância, na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2007-2008), com bolsa do Programa Santander Universidades. É Mestre (2011) e Doutor em Psicologia Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CNPq no mestrado e bolsas CAPES e CNPq no doutorado, respectivamente. Realizou estágio doutoral no Grupo de Investigação de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia (GESCIT), na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2014), com bolsa CAPES. Ganhador do Prêmio Jovem Investigador de Mérito em Psicologia da Saúde, concedido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Porto, Portugal (2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construcionismo Social, Práticas Discursivas, Gênero e Masculinidades. E-mail: george@ufr.edu.br

Samuel Barros Rodrigues, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso. Voluntário de Iniciação Científica, tendo desenvolvido, no ano de 2023, o estudo intitulado “A diferença entre a formação do eu e a noção de su(je)ito na teoria lacaniana” e integrante do Projeto de Extensão: Serviço Reflexivo para homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis-MT.

Referências

ACKER, J. Hierarchies, jobs, bodies: A theory of gendered organizations. Gender & Society, v. 4, n. 2, p. 139-158, 1990.

ACKER, J. Inequality regimes: Gender, class, and race in organizations. Gender & Society, v. 20, n. 4, p. 441-464, 2006.

AHMED, S. On being included: Racism and diversity in institutional life. Durham: Duke University Press, 2012.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. The social construction of reality: A treatise in the sociology of knowledge. New York: Doubleday, 1966.

BILIMORIA, D.; STEWART, A. J. “Don't ask, don't tell”: The academic climate for lesbian, gay, bisexual, and transgender faculty in science and engineering. NWSA Journal, v. 21, n. 2, p. 85-103, 2009.

BING, J. M.; HELLER, W. V. “How many lesbians does it take to screw in a light bulb?” Humor and the experience of "otherness". Journal of Pragmatics, v. 35, n. 9, p. 1387-1406, 2003.

BOWLEG, L. When Black + lesbian + woman ≠ Black lesbian woman: The methodological challenges of qualitative and quantitative intersectionality research. Sex Roles, v. 59, n. 5-6, p. 312-325, 2008.

BRITZMAN, D. P. Is there a queer pedagogy? Or, stop reading straight. Educational Theory, v. 45, n. 2, p. 151-165, 1995.

BRONTSEMA, R. A queer revolution: Reconceptualizing the debate over linguistic reclamation. Colorado Research in Linguistics, v. 17, n. 1, p. 1-17, 2004.

BUCHOLTZ, M.; HALL, K. Theorizing identity in language and sexuality research. Language in Society, v. 33, n. 4, p. 469-515, 2004.

BUTLER, J. Gender trouble: Feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.

BUTLER, J. Excitable speech: A politics of the performative. New York: Routledge, 1997.

CASHMAN, H. R. Identities at play: Language preference and group membership in bilingual talk in interaction. Journal of Pragmatics, v. 37, n. 3, p. 301-315, 2005.

CECH, E. A.; WAIDZUNAS, T. J. Navigating the heteronormativity of engineering: The experiences of lesbian, gay, and bisexual students. Engineering Studies, v. 3, n. 1, p. 1-24, 2011.

CONNELL, R. W. Teaching the boys: New research on masculinity, and gender strategies for schools. Teachers College Record, v. 98, n. 2, p. 206-235, 1996.

CONNELL, R. W. Masculinities. Berkeley: University of California Press, 1995.

CONNELL, R. W.; MESSERSCHMIDT, J. W. Hegemonic masculinity: Rethinking the concept. Gender & Society, v. 19, n. 6, p. 829-859, 2005.

CRENSHAW, K. Demarginalizing the intersection of race and sex: A black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University of Chicago Legal Forum, v. 1989, n. 1, p. 139-167, 1989.

CRENSHAW, K. Mapping the margins: Intersectionality, identity politics, and violence against women of color. Stanford Law Review, v. 43, n. 6, p. 1241-1299, 1991.

DASGUPTA, N.; ASGARI, S. Seeing is believing: Exposure to counterstereotypic women leaders and its effect on the malleability of automatic gender stereotyping. Journal of Experimental Social Psychology, v. 40, n. 5, p. 642-658, 2004.

EAGLY, A. H.; KARAU, S. J. Role congruity theory of prejudice toward female leaders. Psychological Review, v. 109, n. 3, p. 573-598, 2002.

FAULKNER, W. Doing gender in engineering workplace cultures. II. Gender in/authenticity and the in/visibility paradox. Engineering Studies, v. 1, n. 3, p. 169-189, 2009.

FINE, M.; TORRE, M. E. Re-membering exclusions: Participatory action research in public institutions. Qualitative Research in Psychology, v. 1, n. 1, p. 15-37, 2004.

FORMBY, E. How should we “care” for LGBT+ students within higher education? Pastoral Care in Education, v. 35, n. 3, p. 203-220, 2017.

FOUCAULT, M. The history of sexuality: An introduction, volume I. New York: Pantheon Books, 1978.

FRASER, N. Rethinking the public sphere: A contribution to the critique of actually existing democracy. Social Text, n. 25/26, p. 56-80, 1990.

GRUBB, W. N.; LAZERSON, M. The education gospel: The economic power of schooling. Cambridge: Harvard University Press, 2004.

HALBERSTAM, J. Female masculinity. Durham: Duke University Press, 1998.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. An educational psychology success story: Social interdependence theory and cooperative learning. Educational Researcher, v. 38, n. 5, p. 365-379, 2009.

KEHILY, M. J.; NAYAK, A. “Lads and laughter”: Humour and the production of heterosexual hierarchies. Gender and Education, v. 9, n. 1, p. 69-88, 1997.

KJARAN, J. I.; JÓHANNESSON, I. Á. Manifestations of heterosexism in Icelandic upper secondary schools and the responses of LGBT students. Journal of LGBT Youth, v. 10, n. 4, p. 351-372, 2013.

KOSCIW, J. G. et al. The effect of negative school climate on academic outcomes for LGBT youth and the role of in-school supports. Journal of School Violence, v. 12, n. 1, p. 45-63, 2013.

KUMASHIRO, K. K. Troubling education: Queer activism and antioppressive pedagogy. New York: RoutledgeFalmer, 2002.

LINSTEAD, S.; PULLEN, A. Gender as multiplicity: Desire, displacement, difference and dispersion. Human Relations, v. 59, n. 9, p. 1287-1310, 2006.

MEZIROW, J. Transformative learning: Theory to practice. New Directions for Adult and Continuing Education, v. 1997, n. 74, p. 5-12, 1997.

MONTENEGRO, M. Subverting the universality of metadata standards: The TK labels as a tool to promote Indigenous data sovereignty. Journal of Documentation, v. 75, n. 4, p. 731-749, 2019.

MORRISH, L.; SAUNTSON, H. New perspectives on language and sexual identity. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2007.

MUHR, S. L.; SULLIVAN, K. R. “None so queer as folk”: Gendered expectations and transgressive bodies in leadership. Leadership, v. 9, n. 3, p. 416-435, 2013.

PARENT, M. C.; DEBLAERE, C.; MORADI, B. Approaches to research on intersectionality: Perspectives on gender, LGBT, and racial/ethnic identities. Sex Roles, v. 68, n. 11-12, p. 639-645, 2013.

PATTON, L. D. Perspectives on identity, disclosure, and the campus environment among African American gay and bisexual men at one historically Black college. Journal of College Student Development, v. 52, n. 1, p. 77-100, 2011.

PLUMMER, K. Telling sexual stories: Power, change and social worlds. London: Routledge, 1995.

POYNTER, K. J.; WASHINGTON, J. Multiple identities: Creating community on campus for LGBT students. New Directions for Student Services, v. 2005, n. 111, p. 41-47, 2005.

RANKIN, S. R. Campus climates for sexual minorities. New Directions for Student Services, v. 2005, n. 111, p. 17-23, 2005.

RANKIN, S. et al. State of higher education for lesbian, gay, bisexual & transgender people. Charlotte: Campus Pride, 2010.

RENN, K. A. LGBT student leaders and queer activists: Identities of lesbian, gay, bisexual, transgender, and queer identified college student leaders and activists. Journal of College Student Development, v. 48, n. 3, p. 311-330, 2007.

RENN, K. A. LGBT and queer research in higher education: The state and status of the field. Educational Researcher, v. 39, n. 2, p. 132-141, 2010.

SALLEE, M. W. Performing masculinity: Considering gender in doctoral student socialization. The Journal of Higher Education, v. 82, n. 2, p. 187-216, 2011.

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SEDGWICK, E. K. Epistemology of the closet. Berkeley: University of California Press, 1990.

SINGH, A. A.; MENG, S.; HANSEN, A. “It's already hard enough being a student”: Developing affirming college environments for trans youth. Journal of LGBT Youth, v. 10, n. 3, p. 208-223, 2013.

SPINK, M. J. P. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999.

SUE, D. W. Multidimensional facets of cultural competence. The Counseling Psychologist, v. 29, n. 6, p. 790-821, 2001.

VACCARO, A.; NEWMAN, B. M. A sense of belonging through the eyes of first-year LGBPQ students. Journal of Student Affairs Research and Practice, v. 54, n. 2, p. 137-149, 2017.

WENGER, E. Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

WETHERELL, M.; EDLEY, N. Negotiating hegemonic masculinity: Imaginary positions and psycho-discursive practices. Feminism & Psychology, v. 9, n. 3, p. 335-356, 1999.

WEXELBAUM, R. S.; HOOVER, J. D.; KIPP, M. E. I. Queering Wikipedia. In: NECTOUX, T. (Ed.). Out of the closet, into the archives: Researching sexual histories. Albany: SUNY Press, 2015. p. 101-114.

YUVAL-DAVIS, N. Belonging and the politics of belonging. Patterns of Prejudice, v. 40, n. 3, p. 197-214, 2006.

Downloads

Publicado

2025-02-24

Como Citar

MORAES DE LUIZ, G.; BARROS RODRIGUES , S. . Práticas discursivas e construção de masculinidades não-hegemônicas na Formação Profissional Técnica: : um estudo sobre as estratégias de resistência e pertencimento de alunos LGBTQIA+. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202524, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71216. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/71216. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê "DIVERSIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISS