“Eu sou, você também é?”:
Sociabilidades LGBTQIA+ na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71323Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica; LGBTQIA ; Diversidade Sexual e de GêneroResumo
Este artigo investiga as sociabilidades LGBTQIA+ em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica, com foco nos três fatores motivadores principais que impulsionam a socialização entre estudantes: o desejo de compartilhar experiências comuns, a necessidade de proteção e apoio mútuo, e a projeção de futuros acadêmicos e profissionais que superem a exclusão social. A pesquisa foi conduzida com estudantes e ex-estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), utilizando entrevistas compreensivas para explorar essas vivências. A análise revela que as conexões são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico, a criação de espaços de resistência e a defesa de uma educação voltada à emancipação humana.
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