IH!!! TEM “VIADO, SAPATA...” GÊNERO E SUAS NOVAS EXPRESSÕES NA ESCOLA. E O QUE X PEDAGOGX TEM A VER COM ISSO!!!? Uma análise na formação inicial de educandxs do Curso de Pedagogia/UFPB campus I nas temáticas de gênero e diversidade sexual

Autores

  • Antonis Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v8i2.25815

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso enfoca a formação do/a educador/a no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus I, nas temáticas de gênero e diversidade sexual, um desafio contemporâneo presente na escola. Será que esses/as professores/as saem da universidade preparados/as para lidarem com essas questões? Nesse sentido, pretendi investigar, através de análise bibliográfica, documental e quanti-qualitativa a experiência curricular de formandos/as do período 2013.2 com o objetivo de saber se e como o curso prepara esse profissional para lidar com essas temáticas a fim de assegurar os direitos humanos das mulheres e das pessoas LGBT. Para isso, busquei analisar a abordagem dessas temáticas nas ementas de componentes curriculares do curso e documentos oficiais brasileiros e verificar como são incluídas na prática pedagógica através de entrevistas estruturada e semi-estruturada com formandos. Pretendi compreender esse objeto a partir de investigações feitas nos escritos de Silva (2006), Louro (1997), Hall (2009), Ferrari (2007), Butler (2013), Furlani (2011), Foucault (1988), Carvalho (2009, 2013), entre outros/as. Muitos estudantes têm consciência dessas relações de poder, mas não conhecem conceituações e metodologias de intervenção pedagógica para trabalhar com essas temáticas, sobre as quais a leitura dos PCN, especificamente Orientação Sexual, deixa a desejar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

15-10-2015

Como Citar

DA SILVA, A. P. IH!!! TEM “VIADO, SAPATA...” GÊNERO E SUAS NOVAS EXPRESSÕES NA ESCOLA. E O QUE X PEDAGOGX TEM A VER COM ISSO!!!? Uma análise na formação inicial de educandxs do Curso de Pedagogia/UFPB campus I nas temáticas de gênero e diversidade sexual. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.15687/rec.v8i2.25815. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n2.285286. Acesso em: 26 abr. 2024.