Culturas Midiáticas

A revista Culturas Midiáticas destina-se à publicação semestral da produção científica cujo objeto de estudo é a Comunicação. Sua temática abrange o universo das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB), intituladas Mídia, Cotidiano e Imaginário, e Culturas Midiáticas Audiovisuais . Aceitam-se artigos de professores doutores, mestres, doutorandos e de mestrandos, nesse último caso, em co-autoria com professores doutores. Estão abertas as submissões de artigos para a edição de 2017.1. Prazo final: 30 de março. (Conceito da revista: Qualis B1 - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I).

Imagem para capa da revista

ENCERRADA CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO EDIÇÃO 2016.2: NOVAS AMBIÊNCIAS E PRÁTICAS INTERACIONAIS EMERGENTES. Os jornalistas, suas fontes e seus públicos, os artistas e seus fãs e fandom, os publicitários, os quadrinistas e os jogadores de games: todos se relacionam e compartilham informações em novas ambiências, a partir de práticas interacionais emergentes, que se multiplicam através de uma comunicação ubíqua e onipresente. Produção, recepção e consumo estão imbricados no imenso fluxo de informações consolidado pelo processo de midiatização que tornou as relações humanas tecnomediadas. A dinâmica social dialoga com uma internet cada vez mais diversificada. Como disse Frédéric Martel, em sua obra: Smart, com relação às “internets”, estamos diante “da diversidade da diversidade”. As questões que esperamos discutir nesse dossiê dizem respeito às novas formas de fazer jornalismo participativo; os processos interacionais envolvendo séries de Tv, filmes, quadrinhos, games e mesmo, às práticas interativas criadas pela publicidade: quais as suas implicações? Para onde nos direcionam? De que forma os usuários exercem apropriações e autonomias criativas diante dos empreendimentos informacionais e de entretenimento organizados por nichos?

v. 9, n. 1 (2016)

Sumário

Artigos

Robéria Nádia Araújo Nascimento
PDF
Pâmela Saunders Uchôa Craveiro
PDF
Leandro Ramires Comasseto
PDF
Daniele Moitinho Dourado Valois Rios
PDF
Giovanna Abreu, Cândida Nobre, Marcos Nicolau
PDF
Ana Lúcia Nunes de Sousa, Kamyla Faria Maia
PDF
Bruno Anselmo da Silva, Karla Patriota Bronsztein
PDF
Victor Eduardo Braga
PDF
Julia Lery
PDF
Caroline Cavalcanti de Oliveira
PDF

Dossiê: Comunicação e imaginário

Ana Tais Portanova Barros
PDF
Hertz Wendel de Camargo
PDF
Diego Granja Amaral, Rogério Luiz Covaleski
PDF
Cristina Teixeira Vieira de Melo, Patrícia Monteiro, Luis Augusto de Carvalho Mendes
PDF
Denise Tavares
PDF
Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, Lorena Araújo de Oliveira Borges
PDF

Resenha

Por um noticiário producente
Tiago Eloy Zaidan
PDF