Critical reading among brazilian and american studants of Portuguese
Focusing on "Retrato" by Cecilia Meireles
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.52409Palavras-chave:
Leitura Crítica, Literatura, SemióticaResumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com um grupo de alunos da Universidade de Oklahoma, Norman Campus, em um curso de verão de português (2017) em comparação com a mesma pesquisa feita com um grupo de estudantes no Brasil em Novembro de 2018 na cidade de Iturama, Minas Gerais. Para ambos os grupos foi apresentado o poema "Retrato" de Cecília Meireles antes e após uma série de atividades com o método passo a passo de leitura e escrita desenvolvido em um programa de pós-doutorado, com o objetivo de verificar a capacidade dos alunos de ler (interpretar) um poema com suas próprias estratégias e, em seguida, com um modelo de leitura. Após a experiência, foi demonstrado que o seu nível de compreensão aumentou após a introdução do método em ambos os grupos e os aspectos culturais da gramática da língua também foram importantes na compreensão do significado dentro do poema e na expressão escrita. Uma teoria que dá conta do sentido de maneira objetiva e crítica, neste aspecto, parece imprescindível.
Downloads
Referências
AMORIN, A. P. T. & SANTOS, V. Semiótica na escola pública por meio da música “A
Novidade” de Gilberto Gil. Anais do IV Simpósio Nacional de Letras e Linguística:
Linguagem, Literatura e Ensino: desafios e possibilidades, de 25 a 28 de agosto de 2015/
Organizadoras: Anair Valênia, Luciana Borges e Maria Helena de Paula. Catalão, UFG,
P. 90-106. https://conpeex.ufg.br/up/850/o/ANAIS_SINALEL_COMPLETOS_Vers%C3%A3o_Final.pdf
AMORIN, Ana Paula Teixeira. Semiótica em sala de aula: Uma proposta para a ampliação do
modo de ver (ler) o texto. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de PósGraduação
– Mestrado Profissional em Letras da UFMS, Universidade Federal do Mato Grosso do
Sul, Campus de Três Lagoas, área de concentração em Linguagens e Letramentos, 2016.
AMORIN, A. P. T. & SANTOS, V. Interface metacognição e semiótica para a leitura de
textos sincréticos. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 1, p. 309-346, Set/Dez 2017.
BAKHTIN, Mikhail. A Estetica da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão
G. Pereira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. – (Coleção Ensino Superior)
GOMES, M. A. & NAKAMURA, I.I.D. & SANTOS, V. Experiência didática por meio
da semiótica aplicada em “Canção para minha morte” de Manuel Bandeira. Anais do
IV Simpósio
Nacional de Letras e Linguística: Linguagem, Literatura e Ensino: desafios e possibilidades,
de 25 a 28 de agosto de 2015/ Organizadoras: Anair Valênia, Luciana Borges e Maria
Helena de Paula. Catalão, UFG, 2015. P. 862-874. https://conpeex.ufg.br/up/850/o/ANAIS_SINALEL_COMPLETOS_Vers%C3%A3o_Final.pdf
GREIMAS, Algirdas Julien e COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. Trad. Editora
Cultrix. São Paulo, 1973.
GREIMAS, Algirdas Julien. Description and Narrativity: The Piece of String. In: New
Literary History 20, S. 615-626. 1989.
GREIMAS, Algirdas Julien. Del Sentido II. Ensayos Semióticos. Versión Española de
Esther Diamante. Biblioteca Románica Hispánica. Editora Grados. Madrid. 1989. Original
Version in French, Éditions Du Seul, Paris, 1983.
GREIMAS, Algirdas Julien e COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. 2 ed. Editora
Contexto, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São
Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2001.
ORLANDI, Eni. P. Análise de Discurso: princípios e fundamentos. Campinas: Pontes, 2001.
NAKAMURA, I.I.D. & GOMES, M. A. & SANTOS, V. Semiótica aplicada ao ensino: uma
experiência didática com o texto não verbal. Anais do IV Simpósio Nacional de Letras
e Linguística: Linguagem, Literatura e Ensino: desafios e possibilidades, de 25 a 28 de
agosto de 2015/ Organizadoras: Anair Valênia, Luciana Borges e Maria Helena de Paula.
Catalão, UFG, 2015. P. 502-513. https://conpeex.ufg.br/up/850/o/ANAIS_SINALEL_COMPLETOS_Vers%C3%A3o_Final.pdf
SANTOS, Valdenildo. Semiótica Como Objeto Modal para uma Leitura Crítica. (ABRALIN
EM CENA, 2012, p. 1-15).
__________________ O Ensino de Inglês por meio da Música via Programa Radiofônico.
Diálogos Pertinentes, Revista Científica de Letras, Franca, São Paulo, vol. 8, n°1, p. 48-69.
Jul/Dez 2012b. http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/viewFile/639/510
______________ Na Interface das Estratégias de Leitura Instrumental e a Leitura Crítica:
Reflexões e Sugestões. Diálogos Pertinentes, vol. 9, n° 2, Unifran, Universidade de Franca,
São Paulo, 2013. P. 62-83. http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/778/602
______________ Semiótica e a formação de professores de português e literatura de Três
Lagoas. Anais do SIELP 2014. V. 3, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2014. http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/11/78.pdf
SANTOS, V; SANTOS, A; HELENA, t. & AMORIN, A. P. Leitura Crítica na Escola
Pública Luiz Lopes de Carvalho. Diálogos Pertinentes, Revista Científica de Letras, Franca,
São Paulo, vol. 8, n°1, p. 48-69. Jul/Dez 2012b. v. 11, n. 1, p. 27-52, jan./jul. 2015.
SANTOS, V, AMORIN, A. P. T, QUEIROZ, G. P. Metacognição e semiótica como objetos
modais para a autonomia e abertura da percepção na Escola Pública de Três Lagoas. In.
Anais do Conelin. CONGRESSO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 4, 2016, Cornélio
Procópio. Caderno de resumos. Cornélio Procópio: UENP, 2016b. P. 272-291. https://drive.google.com/file/d/0BaXc3hIvevpcGZ6bXhUTTNpXzQ/view
SANTOS, Valdenildo & AMORIN, A. P. T. Gênero Histórias em Quadrinhos, Matacognição
e Semiótica como Motivação para Leitura e Escrita Críticas na Sala de Aula. In. Portuguese
Language Journal, A double-blind referred journal dedicated to current research on the
teaching and learning of Portuguese, Number 11, Fall 2017. Guess Editor Roza Bizarro.
AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese.
VIOLA, Paulinho. Sinal Fechado. V Festival da Música popular Brasileira. RCA Victor,
LCD-1214, 1969. Compacto Duplo. Lado B, Faixa 2. In. Mello, Zuza Homem de. A Era
dos Festivais. Uma Parábola. Editora 34. Coleção todos os cantos. São Paulo, 2003. P.
books.google.com › books › about › A_era_dos_festivais
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.