Análise e revisão da estrutura e conteúdo do plano de ensino da disciplina trombone integrante do curso de bacharelado em instrumento da Universidade Federal da Bahia

Autores

  • Bruno Duarte Souza Conceição UFBA
  • Dr. Lélio Eduardo Alves da Silva UFBA

Palavras-chave:

Plano de ensino, Trombone, Eixos técnicos/musicias

Resumo

Resumo: O estudo em questão teve como objetivo analisar e revisar o plano de ensino do curso de bacharelado em trombone da Universidade Federal da Bahia. Diante deste objetivo optou-se por realizar uma pesquisa ação onde pesquisador e professor atuaram de forma colaborativa e participativa com intuito de realizar o objetivo proposto. Para complementar as discussões foram aplicados questionários para serem respondidos por cinco professores de trombone de universidades brasileiras. Após as discussões foi estabelecido um tripé de estrutura do curso que seguiram os seguintes parâmetros: 1) Literatura de métodos baseada
em nove eixos técnico/musicais; 2) Repertório: peças solos com ou sem piano, obras do repertório popular e música de câmara. 3) Preparação para atuação em orquestras e bandas
de música através do estudo de trechos selecionados do repertório tradicional. Todo conteúdo incluído nos parâmetros foi discutido, organizado e disponibilizado para os discentes em cadernos semestrais de estudo que possibilitaram os seguintes resultados: melhor organização do currículo, facilidade de acesso ao conteúdo, maior abrangência de repertório e os aspectos técnicos e integração entre conteúdo obrigatório e optativo dentro de cada semestre de curso.

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Biografia do Autor

Dr. Lélio Eduardo Alves da Silva, UFBA

Professor adjunto de trombone da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e 1º trombone da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Iniciou seus estudos de música em 1985 na Banda da Fundação Educacional de Volta Redonda, tocando trombone de pistões. Pode-se destacar como cursos de sua formação: bacharelado em trombone (1997) e tuba (2003), ambos pela UFRJ; Formação pedagógica pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2003); Pós-graduação em Docência Superior pela Faculdade Bethéncourt Silva (1999); Mestrado em música (2002) pela UFRJ e doutorado em música pela UNIRIO (2010). Dentre os grupos em que desenvolveu atividade musical podemos destacar: Banda Sinfônica do CBMERJ, Quinteto Carioca de Metais (fundador), Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ (ORSEM), UFRJAzz Ensemble, Grupo Metal Transformação, Coral de Trombones de Volta Redonda (professor responsável), Madrigal de Trombones do RJ, além de cachês nas Orquestras Sinfônica Nacional e Petrobrás Pró-Música. É professor de trombone e tubas convidado da Banda da FEVRE desde 1995. Fundou a Banda de Concerto da FAETEC- Marechal Hermes e a Banda Sinfônica Regional do PIM, exercendo a função de regente em ambas. Atuou como 1.º trombone na Orquestra Escola Petrobrás Pró-Música, auxiliando também a maestrina Atelisa Sales na preparação dos sopros da mesma. No ano de 2004 foi aprovado no concurso para professor substituto da UFRJ, atuando como professor de trombone e como regente do Grupo de Metais e Percussão. Neste mesmo ano foi aprovado em 1.º lugar no concurso para professor de educação musical do município do Rio de Janeiro, onde atuou durante um ano e seis meses. A partir de 2005 passou a fazer parte do quadro de professores do curso de pós-graduação em música do IBEC (Instituto Brasileiro de Educação Superior Continuada), onde também atua como coordenador e professor do curso de graduação em música. Foi convidado por diversos anos para participar como professor de trombone do Festival Vale do Café-RJ e para lecionar cursos sobre o ensino em bandas de música escolares em encontros da ABEM (2011), Universidade Federal de Santa Maria e em diversos outros locais. É professor do curso de pós-graduação em música da UFBA e regente da UFband (orquestra de música popular da UFBA).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

DUARTE SOUZA CONCEIÇÃO, B.; DA SILVA, L. E. A. Análise e revisão da estrutura e conteúdo do plano de ensino da disciplina trombone integrante do curso de bacharelado em instrumento da Universidade Federal da Bahia. The Brazilian Trombone Association Journal, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 33–51, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/58618. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos: Pedagogia dos Metais