A tecnologia e linguagem:

o uso do ChatGPT como Ferramenta no Ensino da Literatura e na formação de leitores"

Autores

  • Kissy Júlia Carvalho de Azevedo EMEF DOM HELDER CÂMARA

Palavras-chave:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, CHATGPT, Educação Pública, LITERALMENTES, ormação de leitores. ChatGPT. inteligência artificial. Clube de Leitura LiteralMENTES. ensino fundamental

Resumo

O papel da leitura na formação discente é crucial para uma escola que busca o diálogo com as práticas juvenis e as dinâmicas do mundo contemporâneo. No 9º ano do Ensino Fundamental II, a persistência de dificuldades na construção do gosto pela leitura e na interpretação crítica de textos coexiste com uma profunda familiaridade dos estudantes com recursos tecnológicos e digitais. Este cenário motivou a presente investigação, que visa analisar a contribuição do ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial baseada em linguagem natural, para a formação de leitores nos espaços escolares. A proposta é examinar como essa tecnologia pode atuar como uma ponte entre os alunos e os textos, promovendo o despertar do interesse, oferecendo suporte à compreensão textual e transformando a leitura em uma experiência mais interativa e acessível. Essa iniciativa se deu por meio do Clube de Leitura LiteralMENTES, criado e mediado por esta pesquisadora, que tem como objetivo central o ensino da literatura e a formação de novos leitores com o suporte do ChatGPT. Alinhado com algumas práticas desenvolvidas na EMEF Dom Helder Câmara, este estudo sustenta a premissa de que o ChatGPT, quando empregado com intencionalidade pedagógica, pode auxiliar na edificação de vínculos positivos entre os estudantes e a linguagem, sem, contudo, suplantar o papel mediador do professor ou a autonomia fundamental do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, A. S. M. de et al. As tendências da inteligência artificial para a educação.

Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 29, n. 311, p. 135-147, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.46642/efd.v29i311.7432. Acesso em: 15 set. 2025.

SILVA NETO, S. L.; LEITE, B. S. Inteligência artificial no aprimoramento de redações de ecologia: um estudo em uma escola brasileira do Ensino Médio. Educación, v. XXXIII, n. 64, p. 86-108, 2024. Disponível em: https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/28597 Acesso em: 15 set. 2025.

UNESCO. International Forum on AI and the Futures of Education: Developing

Competencies for the AI Era. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377251. Acesso em: 15 set. 2025.

Downloads

Publicado

2026-03-16

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.