AFROCENTRICIDADE NA OBRA TEATRAL “DONA MARIA DO DOCE”: ensino de arte e perspectivas antirracistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n26.57855.p71-89

Palavras-chave:

Contação de história, Performance, Educação Antirracista, Afrocentricidade

Resumo

Este artigo busca compartilhar o processo de sistematização da obra teatral “Dona Maria do Doce” por meio da perspectiva afrocentrada. O espetáculo consiste em trabalho autoral relevante para minha trajetória estudantil e profissional. Utilizo a pesquisa bibliográfica apoiando-me na epistemologia de intelectuais negras(os). A fim de contribuir para os estudos em artes cênicas, apresento a obra “Dona Maria do Doce” como resultado de um processo criativo emancipatório, transformador em arte e educação, levando em consideração minhas vivências enquanto artista, estudante/educadora e mulher negra.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mara Ferreira Santos, Universidade de Brasília/Universidade Estadual da Paraíba

Atriz, arte-educadora, ativista e pesquisadora das temáticas referentes à educação, arte e relações étnico-raciais. Atualmente leciona a disciplina Artes na Socioeducação e desenvolve trabalhos artísticos e socioculturais de valorização da estética negra/preta no estado da Paraíba. Possui especialização em Arte-Educação e Uso de Novas Tecnologias pela UNB, especialização em Literatura e Culturas Africanas e Afro-brasileiras pela UEPB e Graduação de Licenciatura em Teatro pela UFPB. ID Lattes: 0770113094027180.

 

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Artista e pesquisador em dança. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes/UFPB), no qual desenvolve pesquisas sobre a educação das relações étnico-raciais no contexto das Artes da Cena. Coordena o Grupo de Pesquisa em Cena Preta/Quilombo em que se desenvolvem investigações sobre o impacto das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e teatro e o Coletivo de Dança Redemoinho. ID Lattes: 0747191487082208.

   

Downloads

Publicado

2021-06-12

Edição

Seção

DOSSIÊ POÉTICAS POLÍTICAS AFRODIASPÓRICAS: abordagens interdisciplinares