Desafio de Crítica da Mídia

formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática

Autores

  • Sérgio Gabriel Fajardo Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-9430-9863
  • Rudimar Baldissera UFRGS
  • Bruno Vinhola
  • Amanda Braga Silveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63870

Palavras-chave:

Produtos Midiáticos, Extensão Universitária, Análise Crítica, Competência Midiática, Ensino Médio.

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão, como proposta de formação para competência midiática de estudantes do ensino médio público. À vista disso, o principal objetivo é problematizar as percepções de participantes do Desafio de Crítica de Mídia em relação às suas competências midiáticas. Para isso, além de empreendermos levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa empírica, por meio de entrevistas com oito participantes. Para análise dos dados coletados, nos inspiramos nas dimensões e indicadores da competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015). Como principais resultados, entendemos que os participantes do Desafio percebem que desenvolveram diferentes competências midiáticas, o que contribui para o uso e apropriação das mídias de forma crítica, em especial no combate à desinformação, ao mesmo tempo que incentiva a cidadania participativa.

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Biografia do Autor

Sérgio Gabriel Fajardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação (UFRGS). Mestre em Comunicação (UFRGS). Relações-Públicas (FEEVALE). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP/UFRGS). E-mail: sfajardopoa@hotmail.com.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

FAJARDO, S. G.; BALDISSERA , R. .; VINHOLA, B. .; BRAGA SILVEIRA, A. Desafio de Crítica da Mídia: formação de estudantes do ensino médio público para competência midiática. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 17, p. 21, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.63870. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/63870. Acesso em: 19 dez. 2024.