Migrações, cidadania e saúde pública:
por um olhar cultural da comunicação organizacional
Palavras-chave:
Comunicação Organizacional, Planejamento Estratégico da Comunicação, Cidadania Comunicativa, Campanhas Públicas de Saúde, Migrantes e RefugiadosResumo
Este trabalho parte das teorias da comunicação organizacional (Kunsch, 2016) para empreender uma proposta de inter-relação com a noção de cidadania comunicativa (Mata, 2005, 2009), com o intuito de pensar a etapa do planejamento estratégico da comunicação (Santos, 2010, 2022) em sintonia com as demandas dos públicos com os quais se deseja dialogar, de modo a desenvolver, por exemplo, campanhas de saúde pública, que produzam conteúdos em proximidade com as demandas de públicos que estão à margem da sociedade, como é o caso de migrantes e refugiados. Assim, com base na pesquisa epistemológica, na pesquisa histórica da comunicação e na problemática da cultura, dialoga-se com Armand e Michèle Mattelart (2004, 2010), para compreender a comunicação como espaço de produção de conhecimentos sobre a sociedade. Ainda, por meio desse movimento teórico-metodológico, observa-se a potencialidade do saber comunicacional para a indução e o acesso a políticas públicas.
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