A EMERGÊNCIA DO ENVELOPE MULTIMODAL EM CONTEXTOS DE ATENÇÃO CONJUNTA DE DÍADES MÃE-BEBÊ
Palavras-chave:
Atenção Conjunta. Olhar. Gestos. Produção Vocal. Envelope MultimodalResumo
O intuito de nossa pesquisa é apresentar o acompanhamento da emergência da língua enquanto instância multimodal em contextos de atenção conjunta de duas díades mãe-bebê, (B e C), dos 08 aos 14 meses de vida da criança. Adotamos a perspectiva de Envelope Multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da interação – olhar, gestos e produção vocal – que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) e teorias de Tomasello (2003) a respeito da atenção conjunta. Os resultados mostram que a díade faz uso do plano de composição multimodal para interagir em cenas dialógicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-27
Como Citar
ÁVILA-NÓBREGA, P. V.; CAVALCANTE, M. C. B. A EMERGÊNCIA DO ENVELOPE MULTIMODAL EM CONTEXTOS DE ATENÇÃO CONJUNTA DE DÍADES MÃE-BEBÊ. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 55–68, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/12325. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.