Aprendizagem de habilidades sociais em interações lúdicas na educação infantil
Resumo
RESUMO: Analisou-se a possibilidade de aprendizagem de habilidades sociais em contexto de brincadeiras coletivas na Educação Infantil, por meio de pesquisa com 8 crianças e sua docente, numa instituição pública em João Pessoa-PB. Foram quatro ocasiões de observação durante o recreio, em situação natural e estruturada com brincadeiras conduzidas pelos pesquisadores. Recorreu-se à Teoria das Habilidades Sociais para a análise dos dados, com que foram identificadas entre as crianças habilidades sociais e respectivos déficits. Confirmou-se que a brincadeira coletiva presta-se como contexto facilitador para aprender habilidades sociais na infância e ressaltou-se a importância da formação de habilidades sociais e habilidades sociais educativas para docentes.
Palavras-chave: Habilidades Sociais na Infância. Brincadeiras na Educação Infantil. Interações docente-discentes.
Downloads
Referências
DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das Habilidades Sociais: terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
______. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
LESSA, Tatiane Cristina Rodrigues; FELICIO, Natalia Costa de; ALMEIDA, Maria Amélia. Práticas Pedagógicas e Habilidades Sociais: possibilidade de pesquisa de intervenção com professores. Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, v. 21, n. 2, p. 167-174, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n2/2175-3539-pee-21-02-00167.pdf>. Acesso em: 07 de janeiro de 2019.
SILVA, Ana Paula Casagrande; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Brincando e Aprendendo Habilidades Sociais. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
TODOROV, João Claudio. O conceito de contingência tríplice na análise do comportamento humano. Psicologia, Teoria e Pesquisa, Brasília, v.1, n.1, p.75-88, jan. abr. 1985. Disponível em:<http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/20279>. Acesso em: 05 de janeiro de 2019.
TOGNON, Alencar Venâncio Silva; DIAS, Renan. Bandeira; DIAS, Talita Pereira. Brincadeiras pré-escolares e psicologia do desenvolvimento: um diálogo possível a favor de recursos para promoção de Habilidades Sociais. Revista UNIFEV: Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p.89-102, jan. mar. 2017. Disponível em: http://periodicos.unifev.edu.br/index.php/RevistaUnifev/article/view/377/318 . Acesso em: 10 de outubro de 2018.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.