A wandering subject: hybridity in Iracema, Uma Transa Amazônica
Palavras-chave:
Hibridismo, Identidade, Diferença, Cinema BrasileiroResumo
Numa narrativa em que a trajetória da personagem Iracema compreende o espaço mítico, romântico, outrora habitado pela “vestal” tabajara, e o espaço desencantado das estradas e dos bordéis de segunda classe, os constantes deslocamentos remetem ao igualmente constante trânsito de um cinema ficcional para um cinema documental, num processo de hibridação que marca a identidade da personagem. Este artigo se propõe a discutir essa identidade, com base nos conceitos de hibridismo, identidade e diferença.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Alessandra Soares. Lands in transit: the politics of (im)mobility in contemporary Latin American cinema. 2009, 204 f. Tese (Doutorado em Letras - Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
BRASIL. Ministério da Justiça. Fundação Nacional do Índio. Índios do Brasil, identidade e diversidade. Available in: . Access on: April 15, 2010.
CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
DEFINIÇÃO para Funai. Available in : <http://www.google.com.br/#hl=pt-
BR&source=hp&q=o+que+%C3%A9+a+funai&meta=&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs _rfai=&fp=976f46c5092c9997>. Access on: April 15, 2010.
FRANÇA, Andréa. Fronteiras e relações intersubjetivas no documentário contemporâneo. Available in: < http://www.ufscar.br/rua/site/?p=1637>. Access on: June 24, 2010.
FUNDAÇÃO VIVER, PRODUZIR, PRESERVAR. Available in: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-transamazonica/index.php.>
GOLDBERG, David Theo. Multiculturalism: a critical reader. Cambridge, Oxford: Blackwell, 1995.
GUNERATNE, Anthony R.; DISSANAYAKE, Wimal. Rethinking third cinema. New York, London: Routledge, 2003.
HALL, Stuart. Cultural identity and diaspora. In: RUTHERFORD, J. (Org.). Identity: community, culture, difference. London: Lawrence and Wishart, 1990.
HALL, Stuart; HELD, David; MCGREW, Anthony (Eds.). Modernity and its futures. Cambridge: Polity Press, 1992.
IRACEMA, uma transa amazônica. Direção: Jorge Bodansky e Orlando Senna. Produção: Wolf Gauer. Roteiro: Orlando Senna. Intérpretes: Edna de Cássia; Paulo César Pereio; Conceição Senna e outros. Manaus: Videolar, 1974. 1 DVD (90 min.).
ORICCHIO, Luiz Zanin. Cinema de novo; um balanço crítico da retomada. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
PORTAL São Francisco. Available in:<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/ numeros.html>. Access on: April 15, 2010.
RAMOS, Fernão. Pessoa. O que é documentário? Available in: http://bocc.ubi.pt/pag/pessoa-fernao-ramos-o-que-documentario.pdf. Access on: June 24, 2010.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Unthinking eurocentrism: multiculturalism and the media. London and New York: Routledge, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
STAM, Robert. Multiculturalismo tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.