Um retrato da sexualidade da mulher idosa no conto “Mas vai chover”, de Clarice Lispector

Autores

  • Alice Alves M. Ponce de LEÃO UFAM
  • Yoshiko SASSAKI UFAM

Palavras-chave:

Sexualidade, Corpo, Velhice, Mulher, Mas vai chover

Resumo

A sexualidade da mulher idosa é alvo de críticas tanto pelo corpo enrugado e flácido, que traz o estigma de “mulher velha” e “caída”, contrariando o ideal do corpo jovem e belo, quanto pelo fato de se esperar que na velhice, a mulher seja assexuada, limitandose a ser uma boa avó e cuidar dos netos. Este artigo apresenta uma das possibilidades de vivência da sexualidade da mulher idosa explicitada no conto “Mas vai chover”, de Clarice Lispector, através da narrativa de um romance entre uma mulher mais velha com um homem mais jovem condicionada aos traços da submissão, humilhação e extorsão em troca da oportunidade de reviver o prazer sexual após a viuvez. A metodologia se pautou em um estudo bibliográfico a partir da obra em questão e de textos que dão subsídio analítico à questão central referendada no Conto. Conclui-se que, como condição humana, a sexualidade acompanha o indivíduo ao longo da vida e que não faz distinção de gênero, pois o desejo carnal, a sedução e o prazer continuam vivos no “ser mulher”, não sendo prerrogativas de sua juventude e nem tampouco cessando com o tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Vera Lúcia Valsecchi. Modernidade e Velhice. In: Revista Serviço Social & Sociedade. Ano XXIV, n° 75 – setembro 2003.

COSTA, Heloísa Lara Campos da. Gênero, Desenvolvimento e Universidade na Amazônia. In: Ciência e Saberes na Amazônia. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008.

DEBERT, Guita Grin. Velhice e tecnologias do rejuvenescimento. In: Mirian Goldenberg (org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

FERNANDES, Maria das Graças Melo. Problematizando o corpo e a sexualidade de mulheres idosas: o olhar de gênero e a geração. Revista enfermagem. UERJ, Rio de Janeiro, 2009. Jul./Set.

FERNANDES, Maria das Graças Melo; GARCIA, Loreley Gomes. O corpo envelhe-cido: percepção e vivência de mulheres idosas. Revista Interface: comunicação, saúde e educação. Volume 14, n. 35, p. 879-890, out./dez. 2010.

GOLDENBERG, Mirian. Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade. Rio de Janeiro: Record, 2008.

GUSMÃO, Neusa Maria M. Infância e velhice: pesquisa de ideias. Campinas: Átomo & Alínea, 2003.

LISPECTOR, Clarice. Mas vai chover. In: A via crucis do corpo (contos). Rio de Ja-neiro, Rocco, 1998.

NERI, Anita Liberalesso (org.). Desenvolvimento e Envelhecimento – Perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. 2° ed. Campinas, SP: Papirus, 2001 (Coleção Vivaidade).

PASSERI, Karine. Da liberdade para prisão: a mulher e a sexualidade no conto Mas vai Chover de Clarice Lispector. VII EPCC: Encontro Internacional de Produção Científica. 25 a 28 de outubro de 2011. ISBN: 978-85-8084-055-1.

RIBEIRO, Alda. Sexualidade na Terceira Idade. In: Matheus Papaléo Netto (org.). Ge-rontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo. Editora Atheneu, 2005.

ROIZ, Diogo da Silva. A história do corpo feminino e masculino no ocidente medie-val. Cadernos Pagu, volume 33, julho a dezembro de 2009, p. 405-414.

SIBILIA, Paula. A moral da pele lisa e a censura midiática da velhice: o corpo velho como uma imagem com falhas. In: Mirian Goldenberg (org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

UBESSI, Liamara Denise et al. A sexualidade vivenciada por idosos residentes em ins-tituição de longa permanência sob a perspectiva da promoção da saúde. In: Loiva Bea-triz Dallepiane (org.). Envelhecimento humano: campo de saberes e práticas em saúde coletiva. Ijuí, Editora Unijuí, 2009 (Coleção Saúde Coletiva).

VASCONCELOS, Maria de Fátima O. Sexualidade na terceira idade. In: Caminhos do Envelhecer. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Editora Revinter. Rio de Janeiro, 2004.

Downloads

Publicado

13.09.2016