Notas sobre os documentos oficiais e o ensino de literatura na educação básica no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Documentos oficiais, Educação básica, Leis

Resumo

Este artigo visa a refletir sobre como o ensino de literatura na educação básica foi instituído nas leis brasileiras. Dependente das influências eclesiásticas no século XIX e diluído nos conteúdos de língua portuguesa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o texto literário ganharia visibilidade nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, conjunto de documentos cujos preceitos repercutiram de forma limitada na formação leitora dos alunos. Programas como o PIBID, o PET e a Residência Pedagógica foram iniciativas para mudar esse quadro, sem que tenham obtido avanços relevantes nessa competência, como atestam os resultados de exames como o PISA, Prova Brasil e SAEB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da LInguagem, na UFRPE, e Coordenador do Grupo de Pesquisa "Teorias em diálogo"

 

extraído do Lattes pelo editor: Possui Mestrado em Literatura Brasileira, realizado na Universidade Federal da Paraíba, e Doutorado em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e atua no PROGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Referências

AZEVEDO, Fernando et al. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.

AZEVEDO, Fernando. A escola e a literatura. In: COUTINHO, Afrânio. (Dir.). COUTINHO, E. F. (Co-Dir.). A literatura no Brasil. 4 ed. São Paulo: Global Editora, 1997.

BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educaçao Nacional: lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que consolida as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1961.

BRASIL. Ministério da Educação. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs): lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC; SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino Médio. Brasília: MEC; SEMTEC. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

NUNES, Benedito. Ética e Leitura. In: Leitura: Teoria e Prática. Campinas: ALB, n. 27, Ano 15, p. 3-9, jun., 1996.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. O longo adeus à literatura. 2016. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/941210olongoadeusaliteratura.shtml>. Acesso em: 30 out. 2016.

SCHWARZ, Roberto. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Downloads

Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS