Notas sobre os documentos oficiais e o ensino de literatura na educação básica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52533Palavras-chave:
Leitura, Literatura, Documentos oficiais, Educação básica, LeisResumo
Este artigo visa a refletir sobre como o ensino de literatura na educação básica foi instituído nas leis brasileiras. Dependente das influências eclesiásticas no século XIX e diluído nos conteúdos de língua portuguesa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o texto literário ganharia visibilidade nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, conjunto de documentos cujos preceitos repercutiram de forma limitada na formação leitora dos alunos. Programas como o PIBID, o PET e a Residência Pedagógica foram iniciativas para mudar esse quadro, sem que tenham obtido avanços relevantes nessa competência, como atestam os resultados de exames como o PISA, Prova Brasil e SAEB.
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