Notas sobre os documentos oficiais e o ensino de literatura na educação básica no Brasil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52533

Mots-clés :

Leitura, Literatura, Documentos oficiais, Educação básica, Leis

Résumé

Este artigo visa a refletir sobre como o ensino de literatura na educação básica foi instituído nas leis brasileiras. Dependente das influências eclesiásticas no século XIX e diluído nos conteúdos de língua portuguesa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o texto literário ganharia visibilidade nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, conjunto de documentos cujos preceitos repercutiram de forma limitada na formação leitora dos alunos. Programas como o PIBID, o PET e a Residência Pedagógica foram iniciativas para mudar esse quadro, sem que tenham obtido avanços relevantes nessa competência, como atestam os resultados de exames como o PISA, Prova Brasil e SAEB.

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Biographie de l'auteur

João Batista Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da LInguagem, na UFRPE, e Coordenador do Grupo de Pesquisa "Teorias em diálogo"

 

extraído do Lattes pelo editor: Possui Mestrado em Literatura Brasileira, realizado na Universidade Federal da Paraíba, e Doutorado em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e atua no PROGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

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Publiée

2020-10-15

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS