Patrimônio e Matrimônio III: arqueologia e reinvenção do saber matrimonial

Autores

  • Ria Lemaire Universidade de Poitiers

Palavras-chave:

Matrimônios, Patrimônio, Historiografia, Dualismo

Resumo

Desde os anos setenta do século passado, os estudos de mulher e de gênero trouxeram para o campo da historiografia ocidental, além das inúmeras provas das contribuições das mulheres para a cultura obliteradas ou distorcidas pela historiografia oficial, uma visão bem completa das estratégias de exclusão, apropriação, distorção e perseguição desse matrimônio, com o objetivo de perpetuar e justificar a visão do patrimônio cultural como superior, único e (quase) exclusivamente masculino. Repensar as funções e os funcionamentos altamente politizados que tiveram nos séculos XIX e XX as historias das literaturas nacionais e os seus cânones a partir do conceito de matrimônio abre o caminho para uma nova historiografia da cultura ocidental. Resgatar a imensa riqueza dos matrimônios locais e regionais da Europa medieval, bem como detectar as suas raízes, sua continuidade e permanência ao longo dos séculos, permitirão re-descobrir o outro Mundo, o outro projeto histórico que mulheres e seus aliados masculinos instauraram no mundo indo-europeu e continuam defendendo até hoje contra um patriarcado violento e hegemônico.

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Biografia do Autor

Ria Lemaire, Universidade de Poitiers

Ria LEMAIRE. Doutorado em Literatura comparada em línguas românicas medievais. Professora emérita da Université de Poitiers. E-mail: rialemaire@hotmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3215-7830

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Publicado

17.12.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: IDADE MÉDIA - PERSPECTIVAS MULTIDIMENSIONAIS