Patrimônio e Matrimônio III: arqueologia e reinvenção do saber matrimonial

Auteurs

  • Ria Lemaire Universidade de Poitiers

Mots-clés :

Matrimônios, Patrimônio, Historiografia, Dualismo

Résumé

Desde os anos setenta do século passado, os estudos de mulher e de gênero trouxeram para o campo da historiografia ocidental, além das inúmeras provas das contribuições das mulheres para a cultura obliteradas ou distorcidas pela historiografia oficial, uma visão bem completa das estratégias de exclusão, apropriação, distorção e perseguição desse matrimônio, com o objetivo de perpetuar e justificar a visão do patrimônio cultural como superior, único e (quase) exclusivamente masculino. Repensar as funções e os funcionamentos altamente politizados que tiveram nos séculos XIX e XX as historias das literaturas nacionais e os seus cânones a partir do conceito de matrimônio abre o caminho para uma nova historiografia da cultura ocidental. Resgatar a imensa riqueza dos matrimônios locais e regionais da Europa medieval, bem como detectar as suas raízes, sua continuidade e permanência ao longo dos séculos, permitirão re-descobrir o outro Mundo, o outro projeto histórico que mulheres e seus aliados masculinos instauraram no mundo indo-europeu e continuam defendendo até hoje contra um patriarcado violento e hegemônico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ria Lemaire, Universidade de Poitiers

Ria LEMAIRE. Doutorado em Literatura comparada em línguas românicas medievais. Professora emérita da Université de Poitiers. E-mail: rialemaire@hotmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3215-7830

Références

A.A.A.S. “Medieval women’s early involvement in manuscript production suggested by lapis lazuli identification in dental calculus”. In: Science Advances, American Association for the Advancement of Science v. 5, n. 1, janeiro, 2019.

ARAGON, Louis. La Nuit de Moscou. sd. sl. Au large – à Marguerite Porete et quelques autres.

BEACH, Alison. Women as Scribes. Book Production and Monastic Reform in 12th- Century Bavaria, Cambridge Studies in Paleography and Codicology, 10, Cambridge University Press, 2004.

CYRUS, Cynthia J. The Scribes for Women’s Convents in Medieval Germany, Toronto, University of Toronto Press, Toronto, 2009.

FOUCAULT, Michel. “Qu’ est-ce qu’ un auteur ? ” Conférence au Collège de France, 1969. Trad. “What is an Author ?”. In : NESTER, W.R., Modernity and its Discontents. New York, Palgrave, 2010 : 298-314.

FOUCAULT, Michel. L’ archéologie du savoir. Paris, Gallimard, 1969.

GUERRA, A. e FREIXEDO, X.B., The Vindel Parchment and Martin Codax/O Pergamiño Vindel e Martin Codax, John Benjamins, Amsterdam/Philadelphia, 2018.

KELLY-GADOL, Joan Did “Women Have a Renaissance ? ”. In: BRIDENTHAL, Renate e /Claudia KOONZ, Women in European History, Houghton Mifflin, Boston, 1977: 137-164.

LEMAIRE, Ria. “Cantigas, casamentos, contextos”’. In: FREIXEDO, Bieito Arias, Sementar para os que veñan – Homenaxe a Camiño Noia, Universidade de Vigo, 2012, 167-184.

LEMAIRE, Ria. “Patrimônio e Matrimônio I: proposta para uma nova historiografia da cultura ocidental”, In: Educar em Revista n. 70, jul-ago 2018, p. 17-33.

LEMAIRE, Ria. “Patrimônio e Matrimônio II: Repensar a historiografia das literaturas nacionais”, In: Revista de Estudos Linguísticos e Literários no. 59, UFBA, Salvador, janeiro-junho 2018, p. 54-72.

LIFSCHITZ, Felice. Religious Women in Early Carolingian Francia- a Study of Manuscript Transmission and Monastic Culture, Bronx, Fordham University Press, 2014.

MICHAELIS DE VASCONCELLOS, Carolina. O Cancioneiro da Ajuda, 2 vols, Halle, Niemeyer, 1904, vol. II, cap. 8-9.

NEIDHARDT, Stefanie, Autonomie im Gehorsam. Die dominikanische Observanz in Selbstzeugnissen geistlicher Frauen des Spätmittelalters, In: Vita Regularis, Abh. 70, Münster/Hamburg/Berlin/London, 2017.

RESENDE DE OLIVEIRA, A. Depois do Espetáculo Trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos séculos XIII e XIV, Lisboa, Ed. Colibri, 1994.

ROMERALO, Antonio Sánchez, El Villancico – estudios sobre la lírica popular en los siglos XV y XVI, Ed. Gredos, Madrid, 1969, p. 16-23.

ROUGEMONT, Denis de. L’amour et l’Occident, Paris, 1939.

SEGATO, Rita. “Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial”, In: e-cadernos CES, 18, 2012: 106-130.

VANCE, E. “Signs of the City: Medieval Poetry as Detour”. In: New Literary History, 4, 1972: 557-571.

WHITE, Hayden. Metahistory: The Historical Imagination in Nineteenth-Century Europe. Baltimore: John Hopkins, 1973.

ZUMTHOR, Paul. Parler du Moyen-Age. Paris, Minuit, 1980.

ZUMTHOR, Paul. Introduction à la poésie orale, Paris, Seuil, 1983.

ZUMTHOR, Paul. De la ¨littérature¨ médiévale. Paris, Seuil, 1987.

Téléchargements

Publiée

2020-12-17

Numéro

Rubrique

DOSSIER : MOYEN ÂGE - PERSPECTIVES MULTIDIMENSIONNELLES