From the canons to manga: reading recommendations from literature and pedagogy undergraduate students

Authors

  • Arlene Batista da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52274

Keywords:

Literary Reading, Aesthetic pleasure, Reading practices

Abstract

Este artigo constitui parte integrante do projeto “Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente”. Aborda as indicações de leituras literárias feitas por graduandos iniciantes dos cursos de Letras e Pedagogia, sujeitos de uma pesquisa interdisciplinar financiada pelo Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES), desenvolvida de forma cooperativa entre quatro universidades de diferentes regiões do país. Tem como objetivo principal mapear experiências de leitura literária dos graduandos, os gostos, as condutas, as concepções de leitura literária e de literatura, bem como as forças que convergem na construção dessas representações. Tomou como objeto de análise duas questões abertas que solicitaram a indicação de um livro que tenha interessado/sensibilizado os estudantes, acrescidas de justificativa. Os resultados da pesquisa evidenciam a influência de diferentes campos na formação literária desses sujeitos. Os comentários dos leitores sobre as literaturas (clássicas e de massa) indiciam que a leitura literária é vista como forma de entretenimento, prazer, consolo, apropriação de conhecimentos, reflexão sobre a existência humana. Suas leituras, que se limitam ao seu repertório cultural e às relações subjetivas que estes estabelecem no contato com a obra, nem por isso devem ser desqualificadas, desrespeitadas, pois essas práticas somar-se-ão a outras que serão apropriadas em sua formação acadêmica, ampliando sua biblioteca interior.

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Author Biography

Arlene Batista da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Língua Portuguesa (2005) pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES e especialização "Latu-Sensu" em Língua Espanhola e Cultura hispânica (2007) pelo Centro de Ensino Superior - CESV. Defendeu, em 2010, pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela UFES. Em 2015, defendeu o doutorado em Letras também na UFES, onde atualmente trabalha como professora do curso Letras Libras Bacharelado. Seus atuais temas de interesse e pesquisa são a Tradução e o Ensino de Português para surdos, Ensino de língua e literatura para surdos e Literatura em língua de sinais. Integra o grupo interinstitucional de pesquisa Literatura e Educação e coordena o Grupo de Estudos em Língua de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT/Ufes). E-mail: arleneincrivel@gmail.com 

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Published

2020-10-15

Issue

Section

LITERATURE - EDUCATION, RECEPTION AND CIRCULATION OF LITERARY WORKS