From the canons to manga: reading recommendations from literature and pedagogy undergraduate students
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52274Keywords:
Literary Reading, Aesthetic pleasure, Reading practicesAbstract
Este artigo constitui parte integrante do projeto “Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente”. Aborda as indicações de leituras literárias feitas por graduandos iniciantes dos cursos de Letras e Pedagogia, sujeitos de uma pesquisa interdisciplinar financiada pelo Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES), desenvolvida de forma cooperativa entre quatro universidades de diferentes regiões do país. Tem como objetivo principal mapear experiências de leitura literária dos graduandos, os gostos, as condutas, as concepções de leitura literária e de literatura, bem como as forças que convergem na construção dessas representações. Tomou como objeto de análise duas questões abertas que solicitaram a indicação de um livro que tenha interessado/sensibilizado os estudantes, acrescidas de justificativa. Os resultados da pesquisa evidenciam a influência de diferentes campos na formação literária desses sujeitos. Os comentários dos leitores sobre as literaturas (clássicas e de massa) indiciam que a leitura literária é vista como forma de entretenimento, prazer, consolo, apropriação de conhecimentos, reflexão sobre a existência humana. Suas leituras, que se limitam ao seu repertório cultural e às relações subjetivas que estes estabelecem no contato com a obra, nem por isso devem ser desqualificadas, desrespeitadas, pois essas práticas somar-se-ão a outras que serão apropriadas em sua formação acadêmica, ampliando sua biblioteca interior.
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