O Gato e a Árvore: cuidados na formação do leitor de imagens

Auteurs

  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Fabiana Lazzari Lorenzet UCS
  • Renata Junqueira de Souza UNESP

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52294

Mots-clés :

Educação Infantil, Literatura Infantil, Livro de imagem, Mediação, PNBE 2014

Résumé

Este artigo discute e conceitua as narrativas visuais presentes em acervos destinados à Educação Infantil do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2014. O texto analisa a sequência narrativa proposta pelas imagens do livro de imagem O gato e a árvore, de Rogério Coelho. Em seguida, mostra como crianças de 4 anos de idade receberam e interagiram com o texto visual, a partir de situações de mediação planejadas intencionalmente. O livro de imagem privilegiado neste artigo mostrou-se precioso objeto cultural que pode gerar autonomia, interação e liberdade de compreensão entre os pequenos estudantes. Os resultados apontam para as contribuições da leitura das imagens no cotidiano de crianças em idade pré-escolar e ainda reforçam a função do professor mediador na formação dos leitores de imagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Flávia Brocchetto Ramos

Doutor em Letras pela PUCRS. Pós-Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Professor na Universidade de Caxias do Sul

Fabiana Lazzari Lorenzet, UCS

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Dutoranda em Educação

Références

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. Revisão técnica de Luis Passeggi e João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2008.

AZEVEDO, Ricardo. Livros para crianças e literatura infantil: convergência e dissonâncias. (s/d) Disponível em: < http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Livros-para-criancas-e-literatura-infantil.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica; elaborada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Guia 1 – PNBE: Literatura fora da caixa – Educação Infantil. Brasília, 2014.

CAMARGO, Luís. Para que serve um livro com ilustrações. (s/d) (Manuscrito)

CAMARGO, Luís. Texto e imagem: Literatura, arte e mídia. (s/d) (Manuscrito)

CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Lê, 1995.

CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2008, p. 141-161.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionários de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 26 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

COELHO, Rogério. O gato e a árvore. Curitiba: Positivo, 2009.

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Tradução de Fátima Murad. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

GIROTTO, C. G. G.; SOUZA, R. J. de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, Renata Junqueira de et. al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MACHADO, Juarez. Ida e volta. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1985.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PAIVA, Ana Paula Mathias. A dimensão não verbal no livro literário para criança. Revista Contrapontos, v. 14, n. 3, p. 425-447, dez. 2014.

RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura infantil: de ponto a ponto. Curitiba: CRV, 2010.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Téléchargements

Publiée

2020-10-15

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS