Cientificismo, modo fantástico e representação do gênero feminino em “O Capitão Mendonça”, de Machado de Assis
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2021v23n1.57375Mots-clés :
Cientificismo, Modo Fantástico, Gênero, Paródia, PeriódicosRésumé
O presente artigo realiza uma análise do conto “O capitão Mendonça”, de Machado de Assis, procurando percebê-lo como uma crítica em relação ao cientificismo emergente no século XIX, às representações do gênero feminino na época e à apropriação do modo fantástico europeu na literatura brasileira, mais especificamente “O homem da areia”, de E. T. A. Hoffmann. Como embasamento teórico, lançaremos mão das reflexões de Joan Scott e Teresa de Lauretis, a fim de refletir sobre a questão de gênero e sobre as tecnologias envolvidas em sua construção e representação, além de Jaison Luís Crestani, no que se refere às questões editoriais, Linda Hutcheon no que se refere à utilização da paródia para o exercício da crítica, e Rosemary Jackson, David Roas, Irene Bessière e Remo Ceserani no que se refere às apropriações do modo fantástico.
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