Best-sellers e ensino de literatura: mercado editorial, leitores e escola

Autores

  • Luzimar Silva de Lima Universidade Federal do Piauí
  • Shirlei Marly Alves Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52284

Palavras-chave:

Literatura, Best-sellers, Mercado editorial, Leitores, Escola

Resumo

Este trabalho tem como objetivo problematizar as relações entre os best-sellers da cultura de massa como produto do mercado editorial, os leitores e a escola. Focalizamos, portanto, as conjecturas e a recepção que essa literatura alcança em espaço escolar quanto ao ensino de literatura, bem como as conotações de que se reveste o termo best-seller por ser oriundo do mercado editorial, considerando as perspectivas do consumo, dos leitores e da escola. Para tanto, foram basilares os estudos de Petit (2009), Sodré (1988), Candido (1998), Cosson (2014), Reimão (1996), Calvino (1993), entre outros. Em linhas gerais, os autores discutem a literatura enquanto prática de liberdade, de acesso aos diferentes níveis e modalidades da cultura, bem como o conceito de cânone e implicações com os best-sellers, considerando as escolhas dos leitores para além do que a escola indica como leitura. Nesse sentido, o mercado editorial influencia fortemente o consumo de muitas obras, dentre as quais um maior destaque é dado aos best-sellers da cultura de massa, cada vez mais presentes no repertório de leituras do jovem leitor. Dessa forma, partir do conhecido para o desconhecido pelo aluno pode ser um importante ponto de partida do ensino de literatura na escola. Assim, vislumbramos o reconhecimento dos leitores e suas preferências, bem como a necessidade de um olhar para a arte literária a partir das perspectivas política e democrática quando a questão é leitura literária na escola.

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Biografia do Autor

Luzimar Silva de Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade estadual do Piauí- Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí (2009), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2014). É especialista em Língua Portuguesa pela AVM, e especialista em Educação do campo pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é professora de língua portuguesa - No centro Integrado de Ensino Fundamental- CIEF e CETI Deputada Francisca Trindade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Shirlei Marly Alves, Universidade Estadual do Piauí

licenciada em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí , especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília, mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa sobre discurso e trabalho do tutor da educação a distância, com base em estudos ergológicos e na Teoria Dialógica de Mikhail Bakhtin. É professora do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí, atuando nas modalidades presencial e a distância. É professora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - UESPI). Tem experiência com Linguística Aplicada, Metodologia da Pesquisa Científica e Educação a Distância. Pesquisa a leitura e a escrita nas atividades de ensino de língua e em livros didáticos (impressos e digitais), com foco nos gêneros textuais, bem como o trabalho do professor de língua materna, a partir da teoria dialógica do Círculo de Mikhail Bakhtin, Teorias da Leitura e Teoria de Gêneros. Atua como coordenadora institucional do programa Residência Pedagógica na Universidade Estadual do Piauí. É membro da rede de ancoragem do Programa Escrevendo o Futuro - Olimpíada de Língua Portuguesa - atuando como docente formadora do estado do Piauí.

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Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS