Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52292

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Leitura da imagem, Mediação, Letramento visual, Didática

Resumo

A leitura de imagem é uma experiência importante de ser proporcionada às crianças leitoras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é propor um caminho didático para mediar a leitura da imagem a partir do livro de imagem. Essa proposta didática tem como base teórica, também relevante na sua metodologia, a semiótica discursiva (BARROS, 2005; GREIMAS, 2002) e o seu desdobramento voltado ao texto visual, a semiótica plástica (FLOCH, 1985). Para isso, depois de situar alguns conceitos, um exemplo de leitura de um livro de imagem é apresentado, traçando o percurso gerativo de sentido. Esse percurso de sentido também é o caminho para a organização das ações didáticas para a leitura mediada que se descreve. Por fim, algumas reflexões em torno do fazer do mediador, seus modos de ser e agir ou os regimes de interação (LANDOWSKI, 2014) estabelecidos por ele são colocados em pauta. Mediar a leitura do livro de imagem é uma experiência necessária como prática de letramento visual. Isso envolve conhecer como o texto a ser lido produz sentido e assumir um comportamento mediador que reconheça a interação estabelecida como meio de ampliar ou reduzir as possibilidades de sentido no processo didático da mediação.

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Biografia do Autor

Marilia Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdadede Educação

Departamento de Enisno e Currículo

Área Formação Pedagógica e Linguagem

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Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS