Do pensamento tecnológico à Tecnologia como Ciência da Técnica: por uma epistemologia das tecnologias

Authors

  • Ronaldo Ferreira Araújo Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

Keywords:

Tecnologia, Técnica, Pensamento Tecnológico

Abstract

A relação da tecnologia contemporânea com a técnica de épocas e culturas anteriores é algo impossível de ignorar. A diferença entre ambas pode ser considerada, em grande medida, devido a forte presença da ciência experimental na tecnologia.  O presente artigo se propõe a colaborar com o aprofundamento do conhecimento sobre a tecnologia a partir de contribuições de filósofos e sociólogos com distintas visões sobre o lugar do componente tecnológico na sociedade. Estruturado sob a modalidade de ensaio, compõe-se de uma revisão teórica, mediante análise conceitual crítica de pensadores como Martin Heidegger, Edgar Morin, Pierre Lévy e Vieira Pinto. Assim, segue uma trajetória que nos leva a perceber a tecnologia em sua concepção: ‘tecnoapocalíptica’, pelo perigo representa; tecnologizadora, pelo processo de mecanização do saber advindo de sua tecno-lógica; tecnocrática, pautada na linha ‘tecnootimista’ pela forma harmônica com a qual técnicas e tecnologias permeiam as atividades humanas; e, por fim, da reflexão epistemológica sobre a técnica com a elevação da tecnologia como ciência. O caminho percorrido nos faz concluir que para superar equívocos do determinismo tecnológico ou da causalidade social é necessário repensar a dualidade e separação entre tecnologia e sociedade e assumir a tecnologia na concepção sociotécnica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-12-29

How to Cite

Araújo, R. F. (2016). Do pensamento tecnológico à Tecnologia como Ciência da Técnica: por uma epistemologia das tecnologias. Informação &Amp; Sociedade, 26(3). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/30809

Issue

Section

Memórias Científicas Originais