Cibercultura E O Poder Informacional Na Esfera Pública: Crise Do Paradigma Positivista No Direito Tributário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n40.51047

Palavras-chave:

Cibercultura, Esfera Pública, Poder Informacional, Tributação

Resumo

A cibercultura impõe novos paradigmas às sociedades contemporâneas, advindos de sua potencialidade disruptiva do espaço-tempo e reveladores de um novo poder, o informacional. Dialeticamente, este novo contexto pode ser útil ao ambiente democrático e, no entanto, exige responsabilidade no seu exercício, inclusive no campo tributário. Este artigo analisa elementos peculiares à Sociedade da Informação como fatores de elaboração de uma cibercultura, os desafios que este cenário impõe ao desenvolvimento democrático e a insuficiência do paradigma positivista para a análise do contexto atual. A pesquisa adota o enfoque jurídico-dogmática que considera o direito com autossuficiência metodológica, trabalha com elementos internos e externos ao ordenamento jurídico e a linha investigativa Jurídico Sociológica, que se propõe a compreender o fenômeno jurídico, no ambiente social mais amplo. O artigo concluiu que o positivismo jurídico não pode prescindir da realidade social adjacente na compreensão do limitado cumprimento das obrigações tributárias e com o intuito de mitigar a edição de regras irrelevantes ou capazes de oferece entraves à geração de riquezas o que pode, potencialmente, afetar a promoção dos direitos sociais e outros interesses difusos e coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irineu Francisco Barreto Junior, Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação - FMU-SP

Pós Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito, Tecnologia e Sociedade. Analista de Pesquisas da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade.

Prof. Hugo Barroso Uelze, Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação - FMU SP

Mestrando em Direito da Sociedade da Informação pelo Centro Universitário FMU-SP. Especialista em Direito Civil pelo Centro Universitário FMU-SP.  Especialista em Direito Administrativo pela PUC-SP. Advogado em São Paulo

Downloads

Publicado

2020-04-24

Como Citar

BARRETO JUNIOR, I. F.; BARROSO UELZE, H. Cibercultura E O Poder Informacional Na Esfera Pública: Crise Do Paradigma Positivista No Direito Tributário. Prim Facie, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–29, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n40.51047. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/51047. Acesso em: 29 mar. 2024.