DIREITO À DESCONEXÃO E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO ALTAMENTE DIGITALIZADO

Autores

  • Nathália Eugênia Nascimento e Silva UNESP
  • Jorge Barrientos-Parra UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2023v22n50.63238

Palavras-chave:

direito à desconexão. meio ambiente de trabalho digitalizado. trabalho decente.

Resumo

Um dos principais paradoxos da sociedade contemporânea é o excesso de trabalho, de conexão e de controle, proporcionados pela técnica, ao mesmo tempo em que se tem um mercado de trabalho com altos índices de desemprego, bem como de trabalhos precarizados. Observa-se que, apesar dos avanços cibernéticos e das conquistas de espaço, a sobrejornada, problema da Primeira Revolução Industrial, retorna com força em nossos dias, pela exigência de elevada produtividade, fato que é ampliado em um ambiente de trabalho cada vez mais digitalizado, tendo em vista a facilidade de conexão e controle dos horários e dos resultados. Neste contexto, o presente artigo objetiva estudar o direito à desconexão como um dos pilares para se alcançar o trabalho decente. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se da técnica de pesquisa bibliográfica em materiais publicados, tendo como método de abordagem o dedutivo. Como conclusão parcial, verifica-se, ainda na segunda década do século XXI, que os trabalhadores reclamam, de novo, velhos e consagrados direitos, como o de digna (previsão de máxima) jornada de trabalho, direito ao descanso e ao lazer, bem como por respeito e compreensão de que a vida privada não se confunde com a vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Eugênia Nascimento e Silva, UNESP

Mestranda em Direito na Universidade Estadual Paulista – UNESP. Pós-graduada em Direito Material e Processual do Trabalho pelo CERS. Pós-graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo LEGALE. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Advogada. Professora contratada do Centro Universitário de Goiatuba. E-mail: nathalia.eugenia@unesp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3583359681869512

Jorge Barrientos-Parra, UNESP

Pós- Doutor pela University of Toronto. Doutor em Direito pela Université Catholique de Louvain.
Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Leciona no Programa de Mestrado e Doutorado em
Direito da UNESP, Campus de Franca e no Curso de Administração Pública da UNESP, Campus de
Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisas (Diretório CNPq) Tecnologia, Direito e Sociedade. E-mail:
barrientos.parra@unesp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5348674287680235

Downloads

Publicado

2024-04-18

Como Citar

NASCIMENTO E SILVA, N. E. .; BARRIENTOS-PARRA, J. D. DIREITO À DESCONEXÃO E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO ALTAMENTE DIGITALIZADO. Prim Facie, [S. l.], v. 22, n. 50, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2023v22n50.63238. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/63238. Acesso em: 21 jun. 2024.