O MÉTODO PARA A DESCOBERTA DA JUSTIÇA EM PLATÃO
CONTRASTES INTERPRETATIVOS ENTRE M. CORNFORD E WILLIAM ALTMAN
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v12i2.58170Palavras-chave:
Platão, Justiça, MétodoResumo
O presente texto discute duas interpretações antagônicas sobre o método platônico para a justiça. Discute se haveria uma ruptura metodológica, na busca pela justiça, realizada por Platão em relação à Sócrates. São analisadas diferentes perspectivas interpretativas do texto de A República e o consequente conflito dessas visões, com a análise de textos dos estudiosos platônicos Francis M. Cornford e William H. F. Altman. Ao confrontar as duas perspectivas interpretativas, objetiva-se analisar qual seria a melhor leitura do principal diálogo platônico, aquela interpretação que mais se aproximaria da intenção primeira do mestre grego
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Referências
ALTMAN, William H. F. Plato the teacher: the crisis of Republic. Lanham: Lexington Books, 2012.
CORNFORD, F. M. Plato's Commonwealth. In: The Anwritten Philosophy and Other Essays. Cambridge At The University Press. 1950.
ENGLER, M. R. Plato the Teacher: the crisis of Republic (William Altman) - resenha. Hypnos (PUCSP), v. 30, p. 139-146, 2013b. Disponível em https://www.academia.edu/9908505/Plato_the_teacher_William_Altman_Resenha. Acesso em 03/08/2020.
PLATÃO. A República. Trad. Maria H. R. Pereira. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 2001.
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