Análise da Adequação do Processo de Gerenciamento de Custos com a Metodologia PMBOK

Autores

Palavras-chave:

Custos, Gerenciamento de projetos, Gestão de custos, Software

Resumo

RESUMO

Objetivo: verificar a qualidade do processo de gerenciamento de custos de projetos de implementação de ERP, utilizando como referência as premissas estabelecidas pelo Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK).

Abordagem: A pesquisa aplicada tem abordagem qualitativa, para a análise do processo foram utilizados documentos primários da empresa, e entrevistas, respeitando questões de sigilo e confiabilidade.

Resultados: a empresa possui um processo básico para as etapas de implementação e planejamento dos projetos, condizente com o prescrito pelo PMBOK, contudo não há um processo de monitoramento e controle dos custos a partir de sua execução.

Contribuições: O resultado alcançado com este artigo, visa evidenciar às organizações o impacto causado pela falta de gerenciamento de custos no desenvolvimento de um projeto.

Relevância: Destaca-se no presente estudo a utilização do guia PMBOK no desenvolvimento das diretrizes do projeto, reforçando a importância de um padrão norteador internacionalmente reconhecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Campos, L. S. de, & Bernardes Brasileiro, G. (2023). Análise da Adequação do Processo de Gerenciamento de Custos com a Metodologia PMBOK. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 3(1), 42–60. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/66799

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa