Visão dos Gestores na Perspectiva do Balanced Scorecard e Eneagrama
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9606.2021v1n1.59927Palavras-chave:
Aprendizagem e crescimento, Gestão de pessoas, Balanced Scorecard, EneagramaResumo
Objetivo: este estudo buscou compreender as contribuições do eneagrama para execução da perspectiva aprendizado e crescimento do sistema Balanced Scorecard (BSC) – sendo essa a quarta perspectiva do BSC.
Método: elaborou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, por meio do método de estudo de caso coletivo, tendo sua aplicação realizada por meio de entrevistas com três gestores que realizaram o curso do eneagrama.
Principais Resultados: a partir das respostas obtidas, constatou-se que a subcategoria processo de informação, da categoria de capacidade dos sistemas de informações e as subcategorias responsabilidade, autonomia e aprendizado da categoria motivação, empowerment, e alinhamento, possuem uma interação indireta com o eneagrama. Após identificação da posição dos gestores quanto às categorias abordadas, mesmo determinadas subcategorias apresentarem interação indireta, o consenso na maioria dos achados proporciona evidenciar uma interação positiva do eneagrama na quarta perspectiva do BSC.
Contribuições e Relevância: esta pesquisa contribui como um suporte para as organizações, no sentido de avaliarem os resultados encontrados e tentarem assim, introduzir a ferramenta do eneagrama como forma de suprir falhas e deficiências que possa haver.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Prosppectus - Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.