CURRÍCULO E RESISTÊNCIA: horizontes para uma ecologia de saberes

Autores

  • Ana Elisa de Castro Freitas Universidade Feredal do Paraná
  • Lúcia Maria Gonçalves de Resende Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i2.29928

Resumo

O presente artigo registra uma proposta curricular inovadora, desenvolvida no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Ancorada em um projeto político-pedagógico que busca superar concepções dominantes no âmbito das políticas curriculares, esta proposta investe na redefinição dos espaços pedagógicos, potencializando fluxos de saberes, poderes e identidades. Organizado em três fases/tempos articulados a três eixos/espaços, o desenho curricular assume uma forma tridimensional e modular. Seus espaços potencializam a cultura do trabalho coletivo e integrado em práticas inter e multidisciplinares, oportunizando movimentos de resistência à racionalidade instrumental do currículo normativo-prescritivo, dominante nas instituições de ensino superior brasileiras. Para além das competências profissionais, a formação é plena de potência humanizadora e emancipatória, alinhando-se com a proposta de uma ecologia de saberes. As relações de produção e circulação de saberes são socializadas. Neste sentido, o currículo tridimensional representa uma importante ruptura com a racionalidade formalmente unidimensional, linear e progressiva, inspiradora da formação universitária ocidental, que fragmenta e distancia os campos de saberes científicos, alienando os sujeitos dos processos e meios de produção, aquisição e circulação de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Ana Elisa de Castro Freitas, Universidade Feredal do Paraná

Mestre em Ecologia, Doutora em Antropologia Social pela UFRGS é docente no Curso de Licenciatura em Artes da UFPR, Setor Litoral e pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia Visual do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. É Coordenadora do Núcleo Universitário de Educação Indígena junto à PROGRAD/UFPR.

Lúcia Maria Gonçalves de Resende, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1994); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Estadual de São Paulo (1998) e pós-doutorado na UNICAMP (2007). Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB (1997 - 2008) e atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná, vinculada ao curso de Licenciatura em Artes no Setor Litoral.

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Publicado

17-09-2016

Como Citar

FREITAS, A. E. de C.; RESENDE, L. M. G. de. CURRÍCULO E RESISTÊNCIA: horizontes para uma ecologia de saberes. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i2.29928. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/29928. Acesso em: 21 fev. 2024.