REFORMAS CURRICULARES

avanços, resistências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.39794

Palavras-chave:

Currículo, Reformas Curriculares, Avanços, Retocessos, Desafios

Resumo

O dossiê apresenta um conjunto de manuscritos que buscam compreender a quem se destinam essas reformas e quais propostas de mudanças socioeducativas que essas iniciativas apresentam ou não. Assim, socializa-se a partir de diferentes textos, a dinâmica do movimento curricular na Educação Básica e no Ensino Superior no Brasil e em um dos Estados da África, São Tomé e Príncipe. No que se refere ao Brasil, as reformas curriculares vêm ocorrendo de forma turbulenta e distante dos atores e das realidades das escolas. Os textos refletem estas inquietações apontando para fragilidades e fragmentações inerentes ao processo inicial de construção e pretenso desenvolvimento das políticas.

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Biografia do Autor

Maria Zuleide da Costa Pereira, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2018-04-26

Como Citar

PEREIRA, M. Z. da C. REFORMAS CURRICULARES : avanços, resistências e desafios. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 1–2, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.39794. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/39794. Acesso em: 18 jan. 2022.

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