ÉTICA, PESQUISA E MODISMOS NOS PROJETOS DE TCC’S DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.56285

Palavras-chave:

Educação, Ética, Pesquisa, Modismos Pedagógicos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar os temas produzidos pelos alunos nos projetos de TCC’s do curso de Pedagogia, na modalidade Educação a Distância. A pesquisa é qualitativa, de caráter documental. Os resultados da análise indicam que os alunos optam por temas recorrentes da literatura acadêmica (lúdico). Constatamos também a insuficiência ou ausência do referencial teórico nos projetos. A metodologia utilizada pelos alunos foram, predominantemente, as de natureza bibliográfica e documental. Sobre as fontes, constatou-se dificuldades para delimitação dos sítios de busca. Os alunos, durante a escrita do projeto, recorreram a sites não-científicos, como blogs, portais e/ou a reportagens. A análise da escrita dos trabalhos, evidenciou as dificuldades dos alunos em relação a redação de textos. Conclui-se a importância do professor orientador, desde a elaboração dos projetos de pesquisa, uma vez que cabe aos docentes instrumentalizar os alunos para a construção de referenciais teóricos e metodológicos coesos e consistentes.

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Biografia do Autor

Mariana Costa do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Docente temporária pelo Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

09-06-2021

Como Citar

NASCIMENTO, M. C. do .; OLIVEIRA, T. . ÉTICA, PESQUISA E MODISMOS NOS PROJETOS DE TCC’S DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–9, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.56285. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/56285. Acesso em: 18 dez. 2024.