SPORT EDUCATION E ESTRUTURA CURRICULAR
um diálogo pertinente para educação física escolar brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58045Palavras-chave:
Educação Física, Currículo, EnsinoResumo
Traçou-se como objetivo deste ensaio reflexivo-propositivo, refletir sobre possibilidades de operacionalização do modelo curricular “Sport Education” na educação física escolar brasileira. Tal modelo baseia-se essencialmente na ideia de adaptação pedagógica de um ambiente autêntico do esporte formal. Refletiu-se sobre as possibilidades de sua aplicação a outras manifestações da cultura corporal que não somente o esporte. Para tanto, o evento culminante de cada “temporada” precisaria ser adaptado, deixando de ser obrigatoriamente uma competição. Suscitou-se também, a partir do Sport Education, reflexões iniciais relativas à uma ideia de mudança de paradigma na estrutura curricular da educação física escolar brasileira, com concentração em detrimento à diluição de conteúdos dentre os anos de ensino.
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