A REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM UM INSTITUTO FEDERAL
na mira(gem) de uma educação politécnica?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.59550Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Politécnica, Atos de Currículo, OmnilateralidadeResumo
Partindo do pressuposto político-pedagógico da defesa da formação profissional a partir do conceito de educação politécnica, este trabalho, ao conceber a formação inicial dos professores como um espaço privilegiado de concretização de uma educação para a emancipação e autonomia do ser humano, está organizado em duas partes: na primeira, discorre-se sobre a centralidade da compreensão de educação politécnica e do currículo e de seus atos enquanto subsunção à um projeto societário que rompa os limites do capital. Na segunda parte, discutem-se dados empíricos advindos de entrevistas e questionários semiabertos respondidos por professores de cursos de licenciaturas de um Instituto Federal do estado de Goiás, bem como os objetivos formativos circunscritos em seus respectivos projetos pedagógicos. Em síntese, a discussão dos dados produzidos a partir da categoria “(re)elaboração do currículo” evidencia os seguintes atos de currículo: 1) assumência do direito e responsabilidade por esse processo; 2) interação democrática entre os professores formadores e os estudantes; 3) construção curricular que assume o compromisso com a emancipação humana; 4) protagonismo dos Núcleo Docentes Estruturantes (NDEs) na orquestragem desse processo; 5) insignificante ocorrência de delegação de responsabilidade às instâncias superiores da instituição. Considerando os pressupostos educacionais da perspectiva politécnica e dos atos de currículo, compreende-se que os três primeiros atos lhe são proximais (estando, portanto, na mira), e já os dois últimos, distais (na miragem), pois revela a coadjuvantivação do envolvimento de parte dos docentes que não integram os NDEs, quiça, assim como a participação dos estudantes, trabalhadores-professores em processo de formação inicial.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
ARROYO, M. G. As relações sociais na escola e a formação do trabalhador. In: FERRATTI, C.J.; SILVA JUNIOR, J.R.; OLIVEIRA, M.R.N.S. (Orgs). Trabalho, formação e currículo: Para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. V. 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
IFG. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes visuais. Cidade de Goiás. Ag. de 2017. Disponível em < http://cursos.ifg.edu.br/info/lic/lic-artes-visuais/CP-GOIAS> Acesso em: 04/10/2019.
IFG. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. Jataí. 2007. Disponível em < http://cursos.ifg.edu.br/info/lic/lic-fisica/CP-JAT> Acesso em: 06/10/2019.
IFG. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue- Libras/Português. Aparecida de Goiânia. Jul. de 2018a. Disponível em: http://cursos.ifg.edu.br/info/lic/lic-pedagogia-bilingue/CP-APA. Acesso em: 04/10/2019.
IFG. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Itumbiara. Mar..2018d. Disponível em: http://cursos.ifg.edu.br/info/lic/lic-quimica/CP-ITU. Acesso em: 06/11/2019.
IFG. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Luziânia. Jun.2018c. Disponível em: http://cursos.ifg.edu.br/info/lic/lic-quimica/CP-LUZIANI. Acesso em: 06/11/2019.
IFG. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Uruaçu. 2018b. Disponível em: http://cursos.ifg.edu.br/info/lic/lic-quimica/CP-URUACU. Acesso em: 04/10/2019.
MACEDO, R. S. Atos de currículo formação em ato?: Para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. Ilhéus: Editus, 2011.
MACEDO, R. S. Atos de currículos: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 427-435, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/macedo.pdf. Acesso em 15/04/2020.
MACHADO, J.M.H. Processo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 13 (sup.2), 1997, p.33-45. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X1997000600004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 15/04/2020.
MARX. K. ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo. 2007.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
QUELHAS, A. A.; NOZAKI, H.T. Políticas neoliberais e as modificações na formação do professor de educação física: em defesa da politécnica. In: VI Seminário da REDESTRADO: regulação educacional e trabalho docente, 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006, p 1-8.
RODRIGUES, J. Educação politécnica. In: PEREIRA, I.B. e LIMA, J.C.F. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2 ed. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupol.html. Acesso em: 20/04/2020.
SAVIANI, D. O choque teórico da politécnica. Trabalho, Educação e Saúde, 1(1), p. 131-152, 2003.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, D. Sobre a concepção de politécnica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.
SILVA, K. A. C. P. C. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas (UnB), v. 17, 2011, p. 13-31.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.