A HISTÓRIA LOCAL NO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.60900Palavras-chave:
História Local, Currículo, Ensino de História, Educação BásicaResumo
O objetivo do artigo é problematizar a forma como está inserida a história local no Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará de 2019 (DCEPará), relacionando a presença dessa temática com os estudos teóricos sobre a história local e currículo. A pesquisa é documental, e, a partir das técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2011), concluiu-se que, ao mesmo tempo em que há avanços com a presença de habilidades e objetivos de aprendizagens que acionam a história local de maneira crítica, há contradições entre as intenções e o que realmente é realizado no currículo. A forte presença da lógica quadripartite do conhecimento histórico, da história nacional situada no Sudeste e de papéis secundários para sujeitos como indígenas e negros contradizem um documento que afirma fazer do espaço amazônico eixo central do currículo.
Downloads
Métricas
Referências
APPLE, M. W. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.) Currículo, Cultura e Sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista, 3 ed., São Paulo: Cortez, 1999.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5ª ed., São Paulo: Cortez, 2018.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história. In: Bittencourt, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004, p. 11-27.
CAINELLI, Marlene; SANTOS, Flávio Batista dos. O ensino de História Local na formação da Consciência Histórica: um estudo com alunos do Ensino Fundamental. Cadernos de Pesquisa - Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 21, p. 158-174, jan./abr. 2014. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/384 Acesso em: 08 dez. 2020.
CAVALCANTI, Erinaldo. História e História local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, v. 7, nº 13, p. 272-292, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/393 Acesso em: 06 dez. 2020.
CIAMPI, Helenice et al. O currículo bandeirante: a Proposta Curricular de História no estado de São Paulo, 2008. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 29, n. 58, p. 361-382, 2009.
COELHO, Mauro Cezar; ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. Paradoxos do protagonismo indígena na escrita escolar da História do Brasil. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 464-488, jul./set. 2018. Disponível: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310252018464/9408 Acesso em: 19 ago. 2021.
COSTA NETO, Tomé Soares da; NASCIMENTO, Francisco Assis de Sousa. O ensino de História local nas escolas públicas brasileiras: uma análise bibliográfica. Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI. Teresina, v. 6, n. 2, p. 99-117, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/7616 Acesso em: 08 dez. 2020.
DOURADO. Luiz Fernandes. A formação de professores e a base comum nacional: questões e proposições para o debate. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 29, n.2, p. 367-388, maio/ago. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/43529 Acesso em: 19 ago. 2021.
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Tradução de Attílio Brunetta. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf Acesso em: 18 set. 2021.
GONÇALVES, Márcia Almeida de. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: Ensino de História: Sujeitos, saberes e práticas. MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette M.; MAGALHÃES, Marcelo de S. (Org.) Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
LIMA, Jonata Souza de; MUNIZ, Érico Silva. História da Amazônia, História do Brasil? Uma análise sobre os conteúdos regionais na BNCC. TEXTURA – Revista de Educação e Letras, v.22, n.50, p. 265-288, abr./jun. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5424/3730 Acesso em: 09 dez. 2020.
MACHADO, André Roberto de Arruda. Entre o nacional e o regional: Uma reflexão sobre a importância dos recortes espaciais na pesquisa e no ensino da História. Anos 90. Porto Alegre. v. 24. n. 45. p. 293-319, jul. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/61317 Acesso em: 09 dez. 2020.
MELO, Clarice Nascimento de; SANTOS, Ely Carlos da Silva. História local e currículo na Amazônia: notas sobre Soure-PA (1985-1989). Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v.15, n.4, p. 1359-1381, out./dez., 2020. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8545 Acesso em: 18 fev. 2021.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
NADAI, Elza. O Ensino de História e a “Pedagogia do Cidadão”. In: PINSKY, Jaime (Org.) O ensino de história e a criação do fato. 14ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
NEVES, Joana. História local e construção da identidade social. Saeculum, n. 3, pp. 13-27, 1997. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/11226/6341 Acesso em: 06 out. 2020.
PACHECO, José Augusto. Para a noção de transformação curricular. Cadernos de pesquisa, v. 46, p. 64-77, 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/3510 Acesso em: 19 ago. 2021.
PARÁ. Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará. 2ª ed. Pará: SEE, 2019. Disponível em: http://www.cee.pa.gov.br/?q=node/779 Acesso em: 21 jun. 2021.
PAULA, Alessandra Valéria de. BNCC e os currículos subnacionais: prescrições indutoras das políticas educacionais e curriculares. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/39424/1/2020_AlessandraValeriadePaula.pdf Acesso em: 19 ago. 2021.
RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. A política de identidade do documento curricular do Estado do Pará. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas. Época III, v. 26, n. 52, Colima, pp. 9-36, jan./jun. 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7712839.pdf Acesso em: 20 abr. 2021.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351 Acesso em 19 ago. 2021.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O ensino de história local e os desafios da formação da consciência histórica. In: Ensino de História: Sujeitos, saberes e práticas. MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette M.; MAGALHÃES, Marcelo de S. (Org.) Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade – uma introdução às teorias de currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.