A AUTONOMIA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62995

Palavras-chave:

Autonomia pessoal, Escola básica, Democracia, Identidade cultural

Resumo

Este trabalho buscou compreender a relação entre a educação democrática, a autonomia e protagonismo juvenil, partindo da hipótese de que um currículo democrático poderia favorecer a construção da autonomia e do protagonismo. Foi realizado uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, em uma escola democrática, e uma pequena parte de dados foi coletada em uma escola convencional, para fins comparativos. A análise dos dados foi realizada segundo a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados mostram que na escola democrática há evidências de construção de um ambiente que prioriza a busca pela autonomia e o protagonismo juvenil. No entanto, fazem falta mais estudos para arrojar resultados mais conclusivos.

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Biografia do Autor

Veronica Marcela Guridi, Universidade de São Paulo, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora da mesma instituição. 

Sharlene de Souza Queiroz, Universidade de São Paulo, Brasil.

Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo e mediadora de leitura voluntária no Projeto Baú de Histórias no Instituto ComViver.

Ana Laura Godinho Lima, Universidade de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e professora mesma instituição.

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Publicado

25-01-2023

Como Citar

GURIDI, V. M.; QUEIROZ, S. de S.; LIMA, A. L. G. A AUTONOMIA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.62995. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62995. Acesso em: 18 dez. 2024.