O CURRÍCULO INTEGRADO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

contribuições para a formação integral do sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63771

Palavras-chave:

Currículo Integrado, Formação Integral, Pedagogia da Alternância

Resumo

Este estudo tem a finalidade de apontar algumas contribuições do Currículo Integrado e da Pedagogia da Alternância para a formação integral do sujeito na EFAN –Escola Família Agrícola de Natalândia – MG. Possibilita compreender as concepções de currículo, discorrer sobre o conceito de Currículo Integrado, caracterizar a Pedagogia da Alternância (PA) e analisar a relação do Currículo Integrado com a Pedagogia da Alternância. Refere-se a uma pesquisa descritiva, enquadrada na abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma revisão bibliográfica, através do levantamento de artigos e livros de renomados autores que discutem o currículo, o Currículo Integrado e a Pedagogia da Alternância. Além disso, analisam-se, também, as informações expressas no Projeto Político Pedagógico – PPP da EFAN acerca da temática ora pesquisada. Nesse sentido, é possível inferir que com a PA, utilizando-se de instrumentos pedagógicos que se têm à disposição,é possível realizar um trabalho com práticas do Currículo Integrado. É uma experiência bastante inovadora, na qual o estudante tem a possibilidade de integrar os estudos à vida social. Além disso, permite que o educando seja o protagonista do processo ensino-aprendizagem e busca a organização da educação, sobretudo a do campo, com o propósito da formação dos sujeitos de modo integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belchior Ribeiro Leite, Instituto Federal de Brasília, Brasil

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília, Supervisor Pedagógico e Professor da Escola Municipal Diomedes de Araújo Valadares. 

Rosa Amélia Pereira da Silva, Instituto Federal de Brasília, Brasil

Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília e  Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. 

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. 3ª Ed. Porto Alegre: Ed. Artmed; 2006.

BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CASALI, Jessica Pereira; GONÇALVES, Josiane Peres. Pós-estruturalismo: algumas considerações sobre esse movimento do pensamento. Disponível em: file:///C:/Users/Microsoft/Downloads/84-92.pdf. Acesso em: 1ºde agosto de 2021.

CORDEIRO, Georgina N. K.; HAGE, Salomão Mufarre; REIS, Neila da Silva. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo.Em Aberto. Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.

COSTA, Maria Adélia da. Currículo Integrado: concepções, perspectivas e experiências. Belo Horizonte:CEFET-MG.2011.

DEMO, Pedro. Professor do Futuro de Reconstrução do Conhecimento. 5. Ed. Petrópolis, RF: Vozes, 2007.

FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FOERSTE, Erineu; PUIG-CALVÓ, Pedro; CALIARI, Rogério Omar (Orgs.). Pedagogia da Alternância: 50 anos em Terras Brasileiras. 1. ed., Curitiba: Appris, 2019.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.

FROSSARD, Antonio Carlos. Conhecendo a Pedagogia da Alternância: contextualização, questões teóricas e práticas. Nova Friburgo: Editora Frossard, 2018.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e prática. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

KULLER, José Antônio; MORAES, Francisco de. Currículos Integrados: no Ensino Médio e na Educação Profissional. São Paulo: Ed. SENAC. 2016.

MACHADO, Lucília Regina Souza. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?user=83ZtjS8AAAAJ&hl=pt-BR. Acesso em: 4 set. 2021.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOURA, Dante Henrique. Ensino Médio Integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação integral? Educ. e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n.3, p. 705-720, jul./set. 2013.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. EFAN DE Natalândia. Natalândia - MG, 2020. https://www.efan.com.br/pedagogico. Acesso em: 22 nov. 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção de Ensino Médio Integrado. Natal, 2008.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

31-01-2023

Como Citar

LEITE, B. R.; SILVA, R. A. P. da. O CURRÍCULO INTEGRADO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: contribuições para a formação integral do sujeito. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–14, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63771. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63771. Acesso em: 2 jun. 2023.