O CURRÍCULO INTEGRADO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

contribuições para a formação integral do sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63771

Palavras-chave:

Currículo Integrado, Formação Integral, Pedagogia da Alternância

Resumo

Este estudo tem a finalidade de apontar algumas contribuições do Currículo Integrado e da Pedagogia da Alternância para a formação integral do sujeito na EFAN –Escola Família Agrícola de Natalândia – MG. Possibilita compreender as concepções de currículo, discorrer sobre o conceito de Currículo Integrado, caracterizar a Pedagogia da Alternância (PA) e analisar a relação do Currículo Integrado com a Pedagogia da Alternância. Refere-se a uma pesquisa descritiva, enquadrada na abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma revisão bibliográfica, através do levantamento de artigos e livros de renomados autores que discutem o currículo, o Currículo Integrado e a Pedagogia da Alternância. Além disso, analisam-se, também, as informações expressas no Projeto Político Pedagógico – PPP da EFAN acerca da temática ora pesquisada. Nesse sentido, é possível inferir que com a PA, utilizando-se de instrumentos pedagógicos que se têm à disposição,é possível realizar um trabalho com práticas do Currículo Integrado. É uma experiência bastante inovadora, na qual o estudante tem a possibilidade de integrar os estudos à vida social. Além disso, permite que o educando seja o protagonista do processo ensino-aprendizagem e busca a organização da educação, sobretudo a do campo, com o propósito da formação dos sujeitos de modo integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Belchior Ribeiro Leite, Instituto Federal de Brasília, Brasil

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília, Supervisor Pedagógico e Professor da Escola Municipal Diomedes de Araújo Valadares. 

Rosa Amélia Pereira da Silva, Instituto Federal de Brasília, Brasil

Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília e  Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. 

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. 3ª Ed. Porto Alegre: Ed. Artmed; 2006.

BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CASALI, Jessica Pereira; GONÇALVES, Josiane Peres. Pós-estruturalismo: algumas considerações sobre esse movimento do pensamento. Disponível em: file:///C:/Users/Microsoft/Downloads/84-92.pdf. Acesso em: 1ºde agosto de 2021.

CORDEIRO, Georgina N. K.; HAGE, Salomão Mufarre; REIS, Neila da Silva. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo.Em Aberto. Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.

COSTA, Maria Adélia da. Currículo Integrado: concepções, perspectivas e experiências. Belo Horizonte:CEFET-MG.2011.

DEMO, Pedro. Professor do Futuro de Reconstrução do Conhecimento. 5. Ed. Petrópolis, RF: Vozes, 2007.

FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FOERSTE, Erineu; PUIG-CALVÓ, Pedro; CALIARI, Rogério Omar (Orgs.). Pedagogia da Alternância: 50 anos em Terras Brasileiras. 1. ed., Curitiba: Appris, 2019.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.

FROSSARD, Antonio Carlos. Conhecendo a Pedagogia da Alternância: contextualização, questões teóricas e práticas. Nova Friburgo: Editora Frossard, 2018.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e prática. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

KULLER, José Antônio; MORAES, Francisco de. Currículos Integrados: no Ensino Médio e na Educação Profissional. São Paulo: Ed. SENAC. 2016.

MACHADO, Lucília Regina Souza. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?user=83ZtjS8AAAAJ&hl=pt-BR. Acesso em: 4 set. 2021.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOURA, Dante Henrique. Ensino Médio Integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação integral? Educ. e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n.3, p. 705-720, jul./set. 2013.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. EFAN DE Natalândia. Natalândia - MG, 2020. https://www.efan.com.br/pedagogico. Acesso em: 22 nov. 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção de Ensino Médio Integrado. Natal, 2008.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

31-01-2023

Como Citar

LEITE, B. R.; SILVA, R. A. P. da. O CURRÍCULO INTEGRADO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: contribuições para a formação integral do sujeito. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–14, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63771. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63771. Acesso em: 28 mar. 2024.