O CURRÍCULO INTEGRADO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

contribuições para a formação integral do sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63771

Palavras-chave:

Currículo Integrado, Formação Integral, Pedagogia da Alternância

Resumo

Este estudo tem a finalidade de apontar algumas contribuições do Currículo Integrado e da Pedagogia da Alternância para a formação integral do sujeito na EFAN –Escola Família Agrícola de Natalândia – MG. Possibilita compreender as concepções de currículo, discorrer sobre o conceito de Currículo Integrado, caracterizar a Pedagogia da Alternância (PA) e analisar a relação do Currículo Integrado com a Pedagogia da Alternância. Refere-se a uma pesquisa descritiva, enquadrada na abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma revisão bibliográfica, através do levantamento de artigos e livros de renomados autores que discutem o currículo, o Currículo Integrado e a Pedagogia da Alternância. Além disso, analisam-se, também, as informações expressas no Projeto Político Pedagógico – PPP da EFAN acerca da temática ora pesquisada. Nesse sentido, é possível inferir que com a PA, utilizando-se de instrumentos pedagógicos que se têm à disposição,é possível realizar um trabalho com práticas do Currículo Integrado. É uma experiência bastante inovadora, na qual o estudante tem a possibilidade de integrar os estudos à vida social. Além disso, permite que o educando seja o protagonista do processo ensino-aprendizagem e busca a organização da educação, sobretudo a do campo, com o propósito da formação dos sujeitos de modo integral.

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Biografia do Autor

Belchior Ribeiro Leite, Instituto Federal de Brasília, Brasil

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília, Supervisor Pedagógico e Professor da Escola Municipal Diomedes de Araújo Valadares. 

Rosa Amélia Pereira da Silva, Instituto Federal de Brasília, Brasil

Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília e  Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. 

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Publicado

31-01-2023

Como Citar

LEITE, B. R.; SILVA, R. A. P. da. O CURRÍCULO INTEGRADO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: contribuições para a formação integral do sujeito. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–14, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63771. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63771. Acesso em: 27 maio. 2024.