ESTUDOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES
antecedentes, desenvolvimento, definições e estruturas de análises
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66276Palavras-chave:
Educação, Políticas curriculares, Ciclo de políticasResumo
O propósito deste trabalho foi analisar os antecedentes e o desenvolvimento do campo de estudos das políticas curriculares, suas definições e delimitações assim como também analisar as propostas das políticas curriculares baseadas no clássico ciclo de políticas idealizados por Harold Laswell. Traçando a evolução e desenvolvimento das políticas curriculares desde o surgimento do temo em meados dos anos 50 do século passado. Enfatizando a importância de adotar definições mais precisas que considerem os diferentes tipos de políticas curriculares. Concluímos com a analise dos enfoques de análise de políticas curriculares baseados no ciclo de políticas tomando como principal unidade de análise os atores envolvidos e que estas propostas podem complementar outros enfoques que utilizem os estudos das políticas curriculares.
Downloads
Métricas
Referências
AGUILAR, Luis. El estudio de las políticas públicas. México: Miguel Ángel Porrúa, 2000
CEDES – Unicamp. Políticas Curriculares e decisões epistemológicas. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, 2000 (número completo).
BUSNARDO, Flavia de Matos Giovannini; GOMES de Abreu; LOPES, Alice Casimiro. Propostas curriculares para biología no nivel médio: Disensos e negociaciones. En: LOPES, Alice Casimiro; DÍAZ, Rossane Evangelista; GOMES de ABREU, Rozana (Coords). Discursos nas políticas de currículo. Rio de Janeiro: FARPERJ, Quartet, 2011. p. 93-118
CONNELLY, F. Michael; CONNELLY, GerryConnelly, F.M. & Connelly, G. (2010). Curriculum policy. In: KRIDEL, Craig (Ed.) Encyclopedia of curriculum studies. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2010. p. 224-227.
CORDERO, Graciela, GARCIA GARDUÑO, José María. The Tylerian curriculum model and the reconceptualists. Interview with Ralph W. Tyler (1902-1994). Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 6, n. 2, 2004. Disponible en: http://redie.uabc.mx/vol6no2/contenido-cordero.html .Acceso en: 10 feb. 2023.
DIAS, Rosanne Evangelista; LOPES, Alice Casimiro. As políticas de currículo para a formação de professores. Currículo sem fronteiras, v. 9, n. 2, p. 79-99, 2009,
DUSSEL, Inés. Las políticas curriculares de la última década en América Latina: nuevos actores, nuevos problemas. Madrid: Santillana, 2004.
ELMORE, Richard; SYKES, Gary Curriculum policy. En: JACKSON, Philip (Ed.) Handbook of research on curriculum. Nova Yorke: Macmillan, 1992, 1992. p. 185-225
KENDALL, Catherine. Curriculum policy and practice. Social Service Review, v. 29, n. 2, p. 117-124, 1955.
KIRST, Michael W; WALKER, Decker. An analysis of curriculum policy-making. Review of Educational Research, v. 41, n. 5, p. 479-509, 1971.
KLIEBARD, Herbert M. The tyler rationale. The School Review, v. 78, n. 2, p. 259-272, 1970.
LASSWELL, Harold, D. Lasswell. The emerging conception of the policy sciences. Policy sciences, v. 1, n. 1, p. 3-14, 1970.
LASSWELL, Harold, D. La orientación hacia las políticas. En: AGUILAR, Luis L. F Aguilar. El estudio de las políticas públicas. México: Miguel Ángel Porrúa p. 79-117, 1992
LAWTON, Denis. Class, culture and the curriculum. Boston: Routledge, 2011.
LEVIN, Benjamin. Curriculum policy and the politics of what should be learned in schools. En: CONNELLY, Michael; HE, Ming Fang; PHILLION, JoAnn (Eds). The SAGE handbook of curriculum and instruction. Los Angeles: Sage Publications, 2008. p. 7-24
LOPES, Alice Casimiro. Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educação & Sociedade, v. 23, no 80, p. 386-400, 2002.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo: mediação por grupos disciplinares de ensino de ciências e matemática. En: LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículo de ciências em debate. Campinas: Papirus, 2004. p. 45-75.
LOPES, Alice Casimiro. Polìticas de currículo: questoes teórico-metodològicas. En: LOPES, Alice; DIAS, Rosanne; GOMES de ABREU, Rozana (Orgs.). Discursos nas políticas de currículo. Rio de Janeiro: FAPERJ, Quartet Editora, 2011. p. 19-45.
MACEDO, Elizabeth. Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 43-58.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. Os parâmetros curriculares nacionais em questão. Educação & Realidade, v. 21, n.1, p 9-22, 1995a. Disponible: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71637. Acceso: 10 de dez. 2022.
MOREIRA, Antônio Flávio. O currículo como política cultural e a formação docente. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Voces, 1995b. p. 7-20
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Parâmetros curriculares nacionais: críticas e alternativas. Escola SA: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996. p. 128-49.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Propostas curriculares alternativas: limites e avanços. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, p. 109-138, 2000.
OLIVEIRA, Ana de; LOPES, Alice Casimiro. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, n. 38, p. 19-41, 2011.
PACHECO, José Augusto. Políticas curriculares: a decisão (re) centralizada.". In: Actas do Seminário A territorialização das políticas educativas, Guimarães, Portugal, 1999.
PINAR, William, F. (Ed.). Curriculum theorizing: The reconceptualists. Berkeley, CA: McCutchan, 1975.
PINAR, William, F. (Ed.) Contemporary curriculum discourses. Scottsdale, Arizona: Gorsuch Scarisbrick, Publishers, 1988
PINAR, William F. La teoría del curriculum. Madrid: Narcea, 2014.
PINAR, William; REYNOLD, William; SLATTERY, Patrick; TAUBMAN, PETER. M. Understanding curriculum: An introduction to the study of historical and contemporary curriculum discourses. Nueva York: Peter Lang, 2008.
PRESSMAN, Jeffrey; WILDAVSKY, Aaron. Implementación. Cómo grandes expectativas concebidas en Washington se frustran en Oakland. México: Fondo de Cultura Económica, 1998
SEGUEL, Mary Louise. The curriculum field: Its formative years. Nueva Yorke: Teachers College Press, 1966.
SIMON, Hebert (1989). Naturaleza y límites de la razón humana. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
TAMAYO, Manuel. El análisis de las políticas públicas. En: BAÑÓN, Rafael; CARRILLO, Ernesto (Orgs.). La nueva administración pública. Madrid: Alianza Editorial, 1997. p. 281-312
UNESCO, International Bureau of Education. Curriculum policy. Disponible: http://www.ibe.unesco.org/en/glossary-curriculum-terminology/c/curriculum-policy#:~:text=Formal%20decisions%20made%20by%20government,a%20range%20of%20official%20documents . Acceso: fev. 5, 2023
YOUNG, Jon; LEVIN, Ben; WALLIN, Dawn. Understanding Canadian schools. Toronto: Nelson Thomson, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.