CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO VIÉS DA ETNOMATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Palavras-chave:
Currículo de Matemática, Comunidades escolares multisseriadas, Etnomatemática, Educação do CampoResumo
Este artigo é fruto de uma trajetória de estudos acerca da Etnomatemática, Educação do Campo e Currículo. O objetivo é discutir uma perspectiva de currículo de Matemática no viés da Etnomatemática e da Educação do Campo, que condiz a uma proposta para comunidades escolares multisseriadas. No percurso metodológico, optou-se pela abordagem da pesquisa teórica, centrada na produção do conhecimento científico da Etnomatemática, Educação do Campo e Currículo. Em tese, discute-se um caminho para comunidades escolares multisseriadas do campo terem um currículo próprio de Matemática, com o intuito de superarem as propostas dos currículos urbanocêntrico e generalizado do Estado. Para tanto, discute-se também a necessidade de superação de desafios no contexto educacional multisseriado do campo e, considera-se que, para que essa prática se efetive nas comunidades escolares multisseriadas, é de suma importância que haja a participação de todos os atores do sistema educacional multisseriado, bem como outras considerações.
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