PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO EM CONVERSA COM PROFESSORES DE HISTÓRIA (NA) SOBRE A ERA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70369

Palavras-chave:

Conhecimento Histórico Escolar, Objetivação/Subjetivação, ProfHistória, Tecnologias Digitais

Resumo

Através da construção e análise de uma roda de conversa online, em conjunto com a sistematização das respostas que professores-pesquisadores de história conceberam a um questionário, fixamos alguns dos sentidos de conhecimento histórico escolar evidenciados a partir do campo discursivo que construímos. Para tal, nos baseamos na conversa como uma metodologia de pesquisa, nas considerações dos estudos biográficos, autobiográficos e na teoria do discurso pós-fundacional como lentes teórico-metodológicas que construímos para ler/fazer o mundo. Identificamos que coabitam sentidos distintos de conhecimento histórico escolar entre os docentes de história. E, principalmente, que tem se convertido em demanda desses professores, mediante a difusão do polo da emissão e da ubiquidade, a necessidade de diferenciação entre as formas de produção de conhecimento como traço de subjetivação docente. Recoloca-se, assim, no centro da discussão, a questão do conhecimento como definidor, mas não exclusivamente, dos sentidos de escola na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Gabriela Arosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro , Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juliane Oliveira , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Licencianda em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

26-08-2024

Como Citar

AROSA, G.; GABRIEL, C. T.; OLIVEIRA , J. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO EM CONVERSA COM PROFESSORES DE HISTÓRIA (NA) SOBRE A ERA DIGITAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70369 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70369. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70369. Acesso em: 18 nov. 2024.