Educação infantil e currículo: compassos e descompassos entre os aspectos teóricos, legais e políticos

Autores

  • Ana Luisa Nogueira de Amorim

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9105

Resumo

Este texto é parte das discussões desenvolvidas no corpo teórico de tese de doutorado, ainda em andamento, desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa histórica de caráter bibliográfico-documental que objetiva analisar o lugar do currículo na política nacional para a Educação Infantil. O estudo busca analisar a relação entre o campo teórico, a legislação, as políticas educacionais e os documentos oficiais que definem o currículo da Educação Infantil no Brasil a partir dos anos de 1990, visando identificar compassos e descompassos, avanços e recuos entre os diversos contextos que conformam essas políticas. Numa primeira aproximação com o tema, o texto aborda artigos da Constituição Federal (CF), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Da análise inicial, identificam-se o reconhecimento do avanço teórico e legal da área e o descompasso em relação à implementação de políticas públicas que garantam o direito das crianças. Os principais desafios estão em garantir um maior acesso a esse nível de ensino e garantir que as instituições desenvolvam ações educativas que visem o desenvolvimento integral da criança através de ações indissociáveis de cuidado e de educação.

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Publicado

01-03-2009

Como Citar

DE AMORIM, A. L. . N. Educação infantil e currículo: compassos e descompassos entre os aspectos teóricos, legais e políticos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9105. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9105. Acesso em: 25 abr. 2024.